Cubas diz que nova tecnologia vai facilitar o trabalho policial

Em entrevista ao CORREIO, comandante do 16º BPM afirma que as mudanças na iluminação pública da cidade e a implantação de um sistema de videomonitoramento facilitarão a atuação da Polícia Militar e da Polícia Civil

Através de uma Parceria Público-Privada (PPP), a administração de Guarapuava começará a substituir a iluminação pública da cidade já nos próximos meses. Em dois anos, a previsão é de que 23.874 luminárias de LED sejam instaladas no município.

Aliado à nova tecnologia, também serão colocadas em funcionamento 120 câmeras de monitoramento em pontos estratégicos, como nas entradas e saídas da cidade.

Em entrevista ao CORREIO, o comandante do 16° Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Cristiano Cubas, afirma que essa é uma situação excepcional para a segurança pública de Guarapuava. [O criminoso] não vai cometer crimes em frente às câmeras, e se ele cometer, será identificado, diz.

Aliás, o major ressalta que a identificação nesses casos é imprescindível, e que a nova tecnologia irá auxiliar no trabalho das polícias Civil e Militar.

A tendência é que as câmeras sejam instaladas em dois momentos: inicialmente, com um volume maior, e posteriormente de forma pormenorizada, explica Cubas. São locais catalogados pela PM e de grande importância para o fluxo de pessoas, ressalta.

Além da identificação de suspeitos de crimes, o comandante explica que será possível traçar a rota percorrida por um veículo furtado, por exemplo, o que facilitará a abordagem policial.

LUMINOSIDADE

Duas das principais vantagens das novas lâmpadas que iluminarão Guarapuava são a economia no consumo de energia e uma luminosidade até três vezes maior.

Em um impacto prático, a tendência é que a visibilidade maior à noite também venha a coibir crimes em vias públicas, segundo o comandante, já que no local mais iluminado, o elemento marginal tende a não cometer crimes.

Inclusive, em recomendação aos guarapuavanos, Cubas afirma que não é necessário ter medo de circular na cidade, que ainda é muito bem segura.

Nós pedimos para o cidadão evitar, por exemplo, aquela distração no celular, citando que é melhor procurar algum estabelecimento para utilizar o aparelho. Pedimos para ter esse cuidado. Por onde vai, como vai, com quem vai, e com o que está transportando.

Através de uma PPP, a administração de Guarapuava começará a substituir a iluminação pública da cidade já nos próximos meses (Foto: Ilustrativa/Arquivo/Secom)

PPP

A parceria entre a administração do município e o Consórcio Ilumina Guarapuava foi assinada em dezembro de 2019, e as atividades já começaram neste mês de janeiro, com a implantação das equipes.

Dessa forma, a previsão é que a avenida Manoel Ribas seja a primeira a receber as novas luminárias; na sequência, a substituição ocorrerá em ruas centrais da cidade, como a Padre Chagas, a Saldanha Marinho e a XV de Novembro. Depois, a troca ocorrerá no restante do perímetro urbano, beneficiando inclusive os distritos da Palmeirinha, Entre Rios e Guará.

Em relação às câmeras, o prefeito Cesar Silvestri Filho, na assinatura do contrato da PPP, afirmou que vão servir tanto para proteção do patrimônio público quanto para um projeto de segurança pública com inteligência artificial, leitura de placas de veículos e reconhecimento facial.