Crimes com mortes têm queda de 50% em Guarapuava

Ao longo dos três meses iniciais de 2018, a ‘terra do lobo bravo’ registrou cinco casos de homicídio doloso. Os assassinatos se concentraram nos meses de fevereiro (2) e março (2)

Na esteira do panorama estadual, o índice de crimes com vítimas em Guarapuava praticamente despencou no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2017. É o que revela o Relatório estatístico criminal, que compila dados da Secretaria da Segurança Pública. Os números foram divulgados nesta semana.

Segundo o levantamento, ao longo dos três meses iniciais de 2018 (janeiro, fevereiro e março) a terra do lobo bravo registrou cinco casos de homicídio doloso. Os assassinatos se concentraram nos meses de fevereiro (2) e março (2). Nos outros tipos de crime com morte (latrocínio e lesão corporal), sem registros.

Já em 2017, as ocorrências somaram dez episódios com resultado mortal para as vítimas. Assim, os homicídios se concentraram em janeiro (5), fevereiro (2) e março (2). E apenas um latrocínio (roubo seguido de morte); com zero para lesão corporal seguida de morte.

De maneira geral, houve uma queda de 50% no número de crimes com mortes na comparação entre o primeiro trimestre de 2018 (cinco casos) e os meses iniciais de 2017 (dez ocorrências).

A tendência é detectada no restante do Paraná. Os dados de assassinatos são os menores desde que os registros começaram a ser computados pela Secretaria da Segurança Pública, em 2007. Foram 509 mortes neste ano, contra 628 em janeiro, fevereiro e março do ano passado.

O declínio de 19% nas estatísticas reflete o esforço do governo do Estado no combate à criminalidade e ampliação da segurança do paranaense. Roubos e furtos também diminuíram em todo o estado no primeiro trimestre deste ano, se comparado ao mesmo período de 2017.