‘Coral dos Anjos’ deve reunir mais de 30 mil pessoas no Parque do Lago

Uma tradição no município desde 2006, o maior coral a céu aberto do Brasil reunirá cerca de 3 mil crianças no cartão-portal de Guarapuava, que trarão um conhecido repertório natalino na noite deste domingo (8)

A cada início de dezembro, a expectativa para as novidades do Coral dos Anjos torna-se inevitável. Tradicional na famosa terra do lobo bravo desde 2006, o espetáculo já se tornou parte das comemorações natalinas do município, sendo um exemplo de interação entre alunos, pais, professores e a comunidade guarapuavana. 

Para a edição de 2019, são esperadas mais de 30 mil pessoas no Parque do Lago, que vem sendo o palco da apresentação desde a sua criação.

A secretária de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy, ressalta que um dos destaques é o expressivo número de voluntários envolvidos com a organização do evento, que neste ano passam de dois mil. 

A essência mesmo são as crianças rodeando o Lago, e o que tem mudado todos os anos é o cenário. Temos colocado algo de diferente, diz, pontuando que há um cuidado para que o repertório sempre mantenha canções conhecidas do grande público. 

Falando nas músicas natalinas, a pequena Fernanda Mayara (8 anos), que fará sua estreia no coral, elegeu Glória como sua favorita. É a primeira vez [que participo]. Muita ansiedade, conta a jovem. Já o Luiz Fernando (7 anos) diz que sua parte favorita da apresentação é a coreografia. 

A Jéssica Kiczevi, uma das responsáveis pela organização do espetáculo, afirma que todos os cerca de três mil alunos estão bastante animados, e que todos os anos é grande a expectativa para participar do evento. 

ORGANIZAÇÃO

Há 13 anos, a diretora Débora Voitena, que hoje está no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Santa Terezinha, participou da primeira edição do Coral dos Anjos. À época, ela atuava como orientadora na Escola Municipal Capitão Wagner, e lembra que mais de 100 alunos da instituição participaram do espetáculo. 

Acabou que deu tudo certo, e foi um momento emocionante, conta, acrescentando que, com exceção de 2014, participou de todas as edições do coral. Vem trazer em nossos corações o espírito natalino, aquela paz interior, os valores familiares, questões que estão relacionadas à convivência familiar, acredita. 

Arquivo/Correio

No ponto de vista da diretora, todos os anos são apresentadas melhorias na apresentação, incluindo a logística para o transporte dos alunos e a criatividade da equipe organizadora.

Vejo que o evento vem crescendo com a experiência de um ano após o outro para sanar as dificuldades, e vem sempre trazendo um fato novo, acredita. 

PREPARAÇÃO

A secretária Doraci explica que a preparação para a apresentação começa ainda no meio do ano, quando uma maestrina ensaia com as professoras da rede municipal de ensino; depois, as docentes passam a trabalhar diretamente com os alunos. 

A mais ou menos 20 dias do grande espetáculo, começam os ensaios no local da apresentação, em que cada escola marca seu espaço do cartão-postal guarapuavano.

A cada ano nós estamos mantendo o Ranking Brasil. Nós somos o maior coral infantil a céu aberto do Brasil. O Parque do Lago é um espaço privilegiado, afirma a secretária, acrescentando que nesta edição 35 escolas municipais participarão do evento.

SERVIÇO

A 14ª edição do Coral dos Anjos será realizada neste domingo (8 dezembro), às 20h, e são esperados milhares de guarapuavanos no Parque do Lago. A apresentação, que tem aproximadamente 1h20 de duração, conta com 14 músicas no repertório – das quais 10 são cantadas pelos pequenos.