Copel orienta sobre riscos com acidentes em canteiros de obras

Construção civil responde por um em cada quatro acidentes com energia elétrica.

A Copel promove até o fim deste mês uma campanha de orientação sobre os riscos de acidentes com energia elétrica na construção civil e manutenção predial. A principal ação consiste em palestras em canteiros de obras por todo o Paraná.

A construção civil lidera a estatística de acidentes com energia elétrica no Paraná. Em 2017, a Copel contabilizou 33 acidentes com a comunidade envolvendo choque elétrico – oito deles ocorreram em atividades de manutenção predial ou construção civil, o que representa 24% do total.

Planejamento e atenção redobrada são essenciais para evitar acidentes com energia elétrica, afirma o gerente de Segurança da Copel Distribuição, Alessandro Maffei da Rosa. Por isso, a empresa faz campanhas permanentes de orientação sobre os riscos com eletricidade e como evitá-los: com o uso de equipamentos de proteção individual, respeito às normas de segurança e mantendo distância segura da rede energizada.

Antes do início das obras também é necessário solicitar à Copel que verifique a situação da rede elétrica no local e implementar as recomendações de segurança informadas pela companhia. No caso de obras externas em edificações já existentes, recomenda-se que o síndico consulte a companhia de energia sobre possíveis riscos envolvendo a rede elétrica.

PALESTRAS

A Copel mantém um calendário de palestras para orientar a população sobre o uso seguro e consciente da eletricidade, como forma de prevenir esse tipo de acidente.

No ano passado, foram 287 eventos, com um público de 44 mil pessoas em todo o Paraná. A Copel também visita regularmente canteiros de obras e distribui uma cartilha com orientações para trabalhadores da construção civil, além de material específico para pintores e trabalhadores que atuam em ambientes elevados, acrescenta Maffei.