Copel está entre as 150 melhores empresas para trabalhar

Ranking da Revista Você S/A tem com base o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), metodologia que qualifica a satisfação dos empregados nas empresas e leva em conta fatores como salários, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida.

A Copel está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil, segundo a seleção feita pelo Guia Você S/A. O guia é a maior pesquisa de clima organizacional do País e nasceu há 21 anos com a missão de valorizar as empresas que melhor cuidam de seus funcionários.

Estamos muito orgulhosos desta conquista que é fruto do trabalho de cada um dos nossos 8,5 mil empregados. Esta é uma lista seleta e estar nela é o resultado do investimento que estamos fazendo em um ambiente de transparência, comprometimento e engajamento, afirmou o presidente da Copel, Antonio Guetter. Ele representou os empregados da companhia na cerimônia que anunciou o rol das melhores empresas para trabalhar.

Cerca de 700 pessoas, entre presidentes de empresas e executivos de recursos humanos, se reuniram em São Paulo para conhecer as companhias que mais se destacaram em gestão de pessoas e bom ambiente organizacional em 2017. No evento foram anunciadas as vencedoras em 19 setores da economia, que se destacaram em categorias de recursos humanos, como carreira e liderança, os presidentes mais admirados do Brasil e a empresa revelação.

A Copel trabalha para constar nesta lista há três anos. Definiu-se no seu Planejamento Estratégico para o ciclo 2017-2026 que um dos indicadores de visão da companhia era estar neste Guia. O ranking tem com base para sua avaliação o Índice de Felicidade no Trabalho (IFT), metodologia que qualifica a satisfação dos empregados nas empresas e leva em conta fatores como salários, oportunidades de carreira, boas lideranças e qualidade de vida. O IFT da Copel foi 74,8%.

COMO FUNCIONA A AVALIAÇÃO

Para a primeira etapa da seleção são escolhidos, aleatoriamente, 3 mil empregados que têm um prazo para responder ao questionário online de 80 questões relativas ao ambiente de trabalho, o qual identificará o grau de satisfação com o ambiente de trabalho, o trabalho em si, os chefes e os colegas, gerando o indicador Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho (IQAT).

Além da pesquisa com os empregados, a empresa deve responder ao Formulário da Empresa, com descrições das práticas de gestão, que gera o indicador Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas (IQGP).
Para passar por esta primeira fase, a empresa precisa atingir pelo menos 1,2 mil respondentes, obter pontuação mínima de 70% no Índice de Qualidade no Ambiente de Trabalho e pelo menos 25 pontos no Índice de Qualidade da Gestão de Pessoas.

Após ser bem-sucedida nesta primeira etapa, vem o desafio de entrar na lista das 150 Melhores para Trabalhar. Nesta fase, as empresas recebem a visita de um jornalista que realiza duas dinâmicas de grupo: uma com empregados, outra com gestores, todos selecionados pela revista Você S/A. O jornalista também faz uma entrevista com o responsável pela área de recursos humanos.

Depois deste processo, a pontuação compõe o Índice de Felicidade no Trabalho. As empresas são organizadas em ordem decrescente na pontuação do IFT e as 150 mais bem colocadas vão para a lista do Guia das Melhores Empresas para Trabalhar.