Consumidor deve evitar produtos sem procedência, diz coordenador do Procon

Na reta final das compras para o período da Páscoa, a tradicional pesquisa de preços continua sendo a principal recomendação do órgão em Guarapuava

Em entrevista concedida ao CORREIO, o coordenador da Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Paulo Lima, ressalta os cuidados que os guarapuavanos devem ter na hora de ir às compras para esta Páscoa.

De acordo com ele, um dos principais cuidados é evitar a aquisição de produtos sem procedência e sempre observar a forma como alimentos são armazenados, principalmente no caso de peixes congelados.

A pesquisa de preços também é uma saída para evitar gastos necessários, analisando os valores em pelo menos três estabelecimentos comerciais diferentes. Ficar atento às promoções e sempre guardar materiais de divulgação, que podem ser comparados na hora da compra para verificar se realmente está sendo praticado o valor divulgado, ou se é somente para atrair o consumidor, aponta.

Caso os preços anunciados e praticados não estejam de acordo, o consumidor deve procurar o Procon e denunciar a propaganda abusiva/enganosa munido de documentação pessoal e do comprovante fiscal da compra, completa.

OVOS

Em relação à compra de chocolates, Paulo ressalta que é necessário observar o peso dos ovos e a numeração nas embalagens, já que um produto maior pode ter um peso inferior ao de uma unidade menor.

Também é importante ficar atento quanto à presença de brinquedos no interior dos ovos, uma estratégia de venda que se tornou popular nos últimos anos e que costuma seduzir crianças alterando consideravelmente o valor do produto, acrescenta.

VENDAS

De acordo com uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o volume de vendas nesta Páscoa deve ter um aumento de 1,5% em relação ao feriado do ano passado. O montante deve atingir R$ 2,4 bilhões em todo o Brasil.

Já no Paraná, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), também projeta crescimento. Espera-se que as vendas relativas à Páscoa cresçam pelo segundo ano consecutivo. No ano passado as vendas do Estado foram impulsionadas positivamente em 3,42% em comparação a 2017.

Os supermercados e lojas de departamentos são os setores que devem receber o maior fluxo de consumidores. De acordo com a Pesquisa Conjuntural da Fecomércio PR, na Páscoa do ano passado, os supermercados tiveram elevação de 19,54% nas vendas e as lojas de departamentos, de 14,73%.