Construção de gavetários e ossários deve solucionar problema ambiental em Pinhão

De acordo com a administração, além de disponibilizar mais espaços para sepultamentos no Cemitério Frei Francisco, localizado na Vila Caldas, a obra deve resolver questões ambientais ligadas ao espaço

A administração de Pinhão (a pouco mais de 50 km de Guarapuava), através da pasta de Meio Ambiente, Urbanismo e Habitação, está solucionando um antigo problema ambiental nos cemitérios do município.

De acordo com a assessoria da Prefeitura, até 2016 o histórico da cidade era negativo, já que esses espaços foram construídos de forma irregular, sem as licenças necessárias.

A situação resultou em aproximadamente 20 multas, citando que o solo e os lençóis freáticos estavam sendo contaminados.

Agora, a administração está construindo 40 gavetários e 20 ossários no Cemitério Frei Francisco, localizado na Vila Caldas. Além de disponibilizar mais espaços para sepultamentos, a obra faz parte de um plano de ação para resolver os problemas ambientais.

A atual gestão vem realizando importantes ações para solucionar os problemas herdados, começando pelo destino dado ao lixo produzido e agora com investimentos nos cemitérios, completou.

Em nota, o secretário Valter Israel, titular da pasta, afirmou que essas questões serão resolvidas pela administração. Infelizmente, com recursos que poderiam estar beneficiando a comunidade de outra forma e estão sendo aplicados na correção de erros cometidos no passado, disse.

CURSO

Uma parceria entre o Sistema Fiep e a Prefeitura de Pinhão, através das secretarias de Assistência Social e Indústria, Comércio e Turismo, está oferecendo para a comunidade um curso de desenho assistido por computador.

Com três modalidades (básico, intermediário e avançado), as atividades são destinadas para alunos com idade mínima de 14 anos. Enquanto os dois primeiros módulos têm início previsto para os dias 4 e 19 de novembro, respectivamente, o terceiro deve começar em 3 de dezembro.

Dentre os conteúdos estão noções sobre o programa Autocad, comando básico e intermediário de desenhos e modificações, criação e edição de polilinhas e formatação de pranchas e tabelas de plotagens, afirmou a administração.

Serão ofertadas 120 vagas, sendo que 50% serão gratuitas para os beneficiários do programa Bolsa Família. As demais terão um custo de R$ 40 para os módulos básico e intermediário, e R$ 50 para o módulo avançado.

INSCRIÇÕES

De acordo com a Prefeitura, cada módulo terá uma data para inscrições: 1° de novembro para o básico, 18 do mesmo mês para o intermediário; e 2 de dezembro para o avançado.

Mais informações: Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, através do telefone (42) 3677-2363.