Conselho Estadual da Cultura divulga lista de candidatos

No total, 54 pessoas foram habilitadas como delegados-candidatos para as eleições, que começam neste sábado (19), em Curitiba

A Conferência Estadual de Cultura 2017, convocada para eleger os novos representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (Consec), começa neste sábado (19). As eleições acontecerão nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado, de 19 de agosto a 3 de setembro.

Cerca de mil pessoas se cadastraram como eleitores e 54 representantes das macrorregiões e das áreas artístico-culturais foram habilitados como delegados-candidatos. A relação e os currículos destes candidatos podem ser consultados no site.

No dia da eleição, o eleitor poderá votar em apenas um candidato da macrorregião a que pertence e um candidato da área cultural, conforme opção no ato da sua inscrição. Além disso, deve apresentar um documento oficial com foto. O eleitor que não apresentar a documentação solicitada não poderá participar da eleição.

Serão escolhidos os conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das oito regiões histórico-culturais definidas no Decreto nº. 6161/2012, e os representantes das 10 áreas artístico-culturais: artes visuais; audiovisual; circo; ópera; teatro; dança; música; literatura, livro e leitura; patrimônio cultural material e imaterial; e manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura.

O CONSEC

Criado pela Lei 17063/12, o Consec é composto por 36 membros, numa estrutura paritária, com representantes do poder público e da sociedade civil. O primeiro Conselho foi eleito em 2012 para um mandato de dois anos, concluído em 31 de julho de 2014. A segunda gestão tomou posse em agosto de 2015 e concluiu o mandato em 8 de agosto deste ano.

Entre as atribuições dos conselheiros estão fiscalizar a execução dos projetos culturais e a aplicação de recursos, emitir pareceres sobre questões técnico-culturais, participar da formulação de políticas públicas do Governo do Estado na área da cultura, incentivar a proteção do patrimônio cultural, valorizar as manifestações culturais locais e regionais, incentivar pesquisas sobre a cultura paranaense, entre outras importantes ações.

SERVIÇO

Eleições para o Conselho Estadual da Cultura.

De 19 de agosto a 3 de setembro de 2017.

www.cultura.pr.gov.br

Informações: (41) 3321-4706 e (41) 3321-4732.