Com espírito visionário, empresa comemora 58 anos de história

A história da Comercial Oeste começou em setembro de 1960, quando um grupo de guarapuavanos decidiu apostar no ainda desconhecido setor automobilístico. Desde 1962, a revendedora é administrada por Egon Scheidt

Tudo começou em setembro de 1960. Em um cenário de declínio do ramo madeireiro, um grupo de empresários em Guarapuava uniu esforços em torno de uma aposta econômica: o setor automobilístico, que ainda não era a poderosa indústria de hoje.

Mas esses empreendedores tinham uma visão à frente de seu tempo e acreditaram na instalação de uma montadora estrangeira no país. Assim, dos 65 anos da Volkswagen no Brasil, 58 deles estão ligados à terra do lobo bravo graças ao pioneirismo da Comercial Oeste.

Dirigida por Egon Scheidt, a empresa instalada em Guarapuava é hoje uma das mais antigas revendedoras da VW no Paraná. Trabalhamos com a venda de veículos novos e seminovos, peças e acessórios e prestação de serviços de assistência técnica para toda a linha Volkswagen. No início, a estrutura ficava em um imóvel alugado, na XV de Novembro, sendo que a ampla sede própria começou a ser construída em 1967, na rua Azevedo Portugal, onde permanece até hoje, diz Scheidt, em entrevista cedida pela Revista Acig.

O empresário recorda que a primeira diretoria da Comercial Oeste era composta pelo diretor presidente Oscar Diedrichs; o diretor superintendente Carlos Scheidt; o diretor secretário Hildembrand P. Althaus; a diretora adjunta Tereza M. Scheidt e o próprio Egon Scheidt como diretor comercial. Esses empreendedores de Irati, Ponta Grossa e Guarapuava buscaram as possibilidades de conquistar concessão para distribuição de veículos, prestação de serviços e venda de peças da marca alemã Volkswagen, inclusive porque Diedrichs falava a língua fluentemente.

A partir de 11 de outubro de 1962, o então jovem Scheidt (com apenas 25 anos) passou a administrar a empresa. Pouco tempo após a fundação, Diedrichs buscou alguém de confiança para auxiliar no trabalho, e encontrou em mim o perfil que procurava, conta, lembrando que ele, que era natural de Imbituva, depois se tornaria Cidadão Honorário de Guarapuava.

Egon Scheidt passou a administrar a empresa em 1962 (Revista da Acig)

MUDANÇAS

Em 58 anos de história, a Comercial Oeste conquistou o consumidor e a liderança do mercado. Egon Scheidt lembra que a empresa começou com apenas oito pessoas e hoje tem 55 colaboradores, todos com total comprometimento e capacitação diretamente feita na fábrica, o que garante um trabalho de excelência em todos os setores.

No quesito vendas, da média de cinco veículos comercializados no passado, o montante passou a respeitáveis 60 carros por mês no presente.

CLÁSSICOS

Entre os automóveis que marcaram época com a marca VW, a Kombi e o Fusca são verdadeiros clássicos da indústria brasileira de automóveis. O diretor da Comercial Oeste conta que a Kombi começou a ser produzida em 1957 e, em 1959, foi a vez do charmoso besourinho. Na época, tínhamos que buscar os carros na fábrica e vendíamos cerca de cinco por mês.

Outra curiosidade era em relação ao furgão. Quando o cliente comprava uma Kombi, encomendávamos acessórios em diversos fornecedores e ela vinha cheia de acessórios, aproveitando o espaço interno do veículo. Lembro que o primeiro carro vendido pela Comercial Oeste foi uma Kombi, através da fatura Nº 01, no valor de Cr$ 560.000,00 (quinhentos e sessenta mil cruzeiros).

TECNOLOGIA

Do antigo Fusca ao moderno Novo Polo, o diretor da Comercial Oeste relata que muita coisa mudou em quase seis décadas no setor automobilístico. Principalmente em relação ao desenvolvimento tecnológico.

A próxima fase é a do carro elétrico, analisa Egon Scheidt. A tendência do mercado neste setor é ficar cada vez mais sustentável, com carros que não poluem e que não fazem barulho. Dentro de mais alguns anos, acredito que não veremos mais carro por combustão, somente elétrico. É o futuro.

QUALIDADE

Seguindo um rigoroso padrão de qualidade, a Comercial Oeste se destaca entre as concessionárias do país. A avaliação é feita pelo Programa de Alta Performance da Volkswagen.

No ano de 2011 a Comercial Oeste ficou na Categoria Prata, entre as 20 melhores, na 17ª posição do ranking nacional. Esse controle de qualidade é muito importante, pois o público está cada vez mais exigente. O cliente tem acesso às informações online e nós precisamos acompanhar as atualizações tecnológicas do mercado para satisfazer suas expectativas. Portanto, a fórmula do sucesso é atender bem os clientes e manter o estoque renovado.

Assim, com muito trabalho e honestidade, a Comercial Oeste se destaca no ramo de revendedoras dos produtos da Volkswagen.