Com 13 provas, calendário de corridas de rua é divulgado em Guarapuava

Entre as corridas programadas para este ano está a recém-criada Meia Maratona Celestino Perbiche, que teve a sua 1° edição em 2018

A Prefeitura de Guarapuava, através da Secretaria de Esportes e Recreação, divulgou nesta quarta-feira (27) o calendário de corridas de rua que devem ser realizadas ao longo deste ano. Serão 13 provas com diferentes percursos e dificuldades.

Um exemplo é a Meia Maratona Celestino Perbiche, que está marcada para o dia 9 de dezembro, aniversário de 200 anos da terra do lobo bravo. Criada em homenagem a um corredor do município, a prova teve a sua primeira edição em 2018.

O Celestino foi nosso vice-presidente. Fizemos uma homenagem para ele e para toda a família, relatou Luiz Antônio Gomes, o Rico, que é presidente do clube de corrida Lobos das Serra. A corrida, que tem 21 km, foi realizada nas ruas do bairro Cidade dos Lagos.

Mas, para quem ainda não encara tantos quilômetros, a programação também oferece provas como a Corrida da Mulher, que tem em média 4 km, e a Corrida de Inverno, que no ano passado teve percursos de 5 km e 10 km.

DIFICULDADE

Para o presidente do clube, que corre há mais de 20 anos, a área urbana do município possui um grau de dificuldade alto para a corrida, já que há muitos trechos íngremes. Se você vai no Parque do Lago, para todos os lados que você sai tem uma subida, exemplifica o corredor, citando que a altitude de mais de 1,1 km também pode atrapalhar algumas pessoas.

Luiz Antônio, presidente do clube de corrida Lobos da Serra (Foto: Cristiano Martinez/Correio)

Mas, de acordo com Rico, isso acaba aumentando a capacidade de quem corre e faz com que o desempenho em provas com terreno mais plano e altitude menor (como no Litoral, por exemplo) seja melhor.

A gente que treina aqui, quando vai correr em uma altitude mais baixa, se sente mais confortável. Rende mais. Esse grau de dificuldade nos deixa habilitados para correr em qualquer local, pontua o presidente do clube.

CALENDÁRIO

De acordo com o calendário divulgado pela Prefeitura de Guarapuava, serão realizadas as seguintes provas no município em 2019:

17 de março: 1ª Choque Run

31 de março: Corrida da Mulher

1° de maio: Corrida do Dia do Trabalhador

16 de junho: 1ª Corrida São Francisco de Paulo

7 de julho: Corrida de Inverno

4 de agosto: 2ª Corrida Legal OAB

13 de agosto: Circuito Sesc de Corridas

30 de agosto e 1° de setembro: Troféu 20 anos CBO – Campeonato Brasileiro Master e Infantil de Orientação

1° de setembro: Corrida da Apae

6 de outubro: Corrida das Crianças

13 de outubro: Campeonato Guarapuavano de Orientação

10 de novembro: Corrida em prol da cirurgia cardíaca do atleta Odair José

9 de dezembro: Meia Maratona Celestino Perbiche