Coleção reúne histórias do ranger Tex em edições de luxo

Pegando carona nos encadernados da Marvel, a editora Salvat investe agora na publicação de coleção protagonizada pelo famoso personagem da Sergio Bonelli Editore: ‘Tex Gold’

Após os heróis da Marvel Comics, chegou a vez de certo ranger surgido na Itália ganhar uma coleção de encadernados de capa dura, com tratamento visual especial e disponível periodicamente nas bancas de todo o país. Nesta semana, Guarapuava entrou na rota de Tex Gold, editada pela Salvat do Brasil a partir do material da lendária Sergio Bonelli Editore.

A Salvat é a mesma casa editorial que fez sucesso recentemente com a publicação de duas coleções que reúnem histórias da Marvel (a mesma de personagens como Homem-Aranha e Vingadores). Apelidadas de capa preta e capa vermelha (em função das cores), as duas séries movimentaram o comércio de gibis em bancas e lojas especializadas.

Em ambas as capas, a lombada dos livros forma um extenso painel quando as HQs são dispostas em pé, lado a lado na estante. Sem contar o material extra de cada volume, com informações sobre os personagens e quadrinistas, contextualizando a história republicada.

É o mesmo caso de Tex Gold, que dá espaço nobre aos fumetti (o modo como são chamados as HQs na Itália) protagonizados pelo ranger Tex Willer e seus amigos. Ao final da coleção, os 60 volumes completarão um bonito mosaico desenhado pelo artista bonelliano Giovanni Ticci. Além das histórias (em cores), as edições têm textos informativos, situando os leitores na cronologia do universo western que vem sendo editado há quase 70 anos mundo afora.

ESTREIA

Já disponível em Guarapuava, o primeiro volume de Tex Gold traz a aventura O profeta indígena.

Escrita pelo mito Claudio Nizzi, a HQ apresenta uma história de misticismo, conflitos entre tribos e homens brancos. O indígena Mantari quer restabelecer a honra de sua tribo, os hualpai. Para isso, reúne todas as tribos do deserto para expulsar os brancos da região.

Essa história foi publicada originalmente em 2007, na série italiana Tex Speciale, número 21. Os desenhos estão a cargo de Corrado Mastantuono, conhecido pelo trabalho feito nos quadrinhos da Disney. Anteriormente, o quadrinista havia trabalhado em quatro histórias da saga de faroeste-terror de Gianfranco Manfredi, Mágico Vento, além de capas de personagens bonellianos. O profeta indígena marcou seu batismo de fogo no universo texiano.

Volume 1 traz história de Nizzi e Mastantuono (Reprodução)

FORMATO

Na verdade, não é a primeira vez que o ranger Tex estrela uma série especial no Brasil. Antes de Tex Gold, suas aventuras já circularam em Tex Edição Gigante e Tex Edição Gigante em Cores, só pra ficar em duas coleções. Ambas tinham o formato maior, com mais de 200 páginas e histórias completas; a diferença entre as duas era no acabamento gráfico, pois a Tex Edição Gigante em Cores vinha em capa dura e páginas coloridas.

Aliás, o formato é uma possibilidade de ler o personagem criado por Gianluigi Bonelli e Aurelio Galleppini (Galep) em outra perspectiva. Tradicionalmente, os gibis do Tex são publicados em p&b (preto e branco) e no tamanho italiano, ou seja, revistas quadradinhas (13,5 x 17,6 cm). Basta ir a uma banca, para achar a edição mensal publicada pela editora brasileira Mythos, cujo número está em 575.

Em dimensão maior (18,4 x 27,5 cm), essas edições mais antigas e a nova da Salvat permitem uma nova forma de conhecer as aventuras de faroeste da Bonelli.

PERIODICIDADE

A cada duas semanas, as bancas vão receber novas edições de Tex Gold. O próximo volume trará a história O cavaleiro solitário, uma produção de Claudio Nizzi e o norte-americano Joe Kubert (1926- 2012), que ficou famoso pelos desenhos na DC Comics.

ORIGEM

Criado por Gianluigi Bonelli, em 1948, em parceria com o ilustrador Aurelio Galleppini (Galep), Tex se tornou verdadeiro ícone da cultura pop italiana, com vendagem superior no país da Bota aos quadrinhos da Marvel/DC.

Inspirado no western norte-americano, o ranger se mantém em plena atividade, passados quase 70 anos de seu nascimento. Ao longo de suas séries, passaram quadrinistas importantes como Sergio Bonelli – filho de Gianluigi -, Giovani Ticci, Claudio Nizzi, Claudio Villa, entre outros.

Inclusive, o sucesso de Tex foi o pontapé para o surgimento de um universo bonelliano, formado por personagens de outros matizes: Mister No, Nathan Never, Martin Mystère, Dylan Dog, Julia, só pra ficar em alguns.

SERVIÇO

Além das bancas de jornal, Tex Gold pode ser adquirida pelo sistema de assinatura, diretamente no site da Salvat.