Clubes em campo para estreia no Paranaense 2018

Com dez times, campeonato inicia no próximo dia 10 de fevereiro. O Batel de Guarapuava joga primeira rodada em Paranavaí, contra o time da casa

A um mês do início do Campeonato Paranaense da Divisão de Acesso 2018, a popular Segundona, boa parte dos dez times participantes já está em ritmo de preparação. Afinal, a competição terá tiro curto, com apenas nove datas na primeira fase.

Em Guarapuava, a Associação Atlética Batel (AA Batel) iniciou os trabalhos nesta terça-feira (9), com sessões de treinamentos no Estádio Waldomiro Gelinski (WG).

Mas o plantel de jogadores ainda não está completo, com a expectativa de chegada de pelo menos cinco reforços ao grupo comandado pelo técnico Marcelo H. do Ó. Até aqui, o time conta com João Murilo, Adir, Baiano, Sobenko, Tiago e Robson (goleiro), que são da casa; da base, tem Magnum, Renan Diego e Breno; e, dos que vieram de fora, aparecem Anderson, Marcelinho Araxá e Anderson Testa (goleiro).

Com pouco tempo até a estreia na Segundona, o time batelino não deve fazer amistosos preparatórios. Provavelmente um jogo-treino antes da estreia, disse o professor Marcelo.

Aliás, o primeiro jogo do rubro-negro na Segundona 2018 será no próximo dia 10 de fevereiro (um sábado), em Paranavaí, contra o time da casa no Estádio Waldemiro Wagner, às 16h30.

PSTC

Em pré-temporada, os atletas do PSTC Procopense estão em atividade no CT de Londrina. Nas próximas semanas, eles treinarão diariamente, em dois turnos, vendo que só temos 35 dias pra competição, e dentro desse período de preparação teremos também três amistosos. Então procuramos fazer primeiro essa parte física, durante 14, 15 dias, pra depois poder passar para o [técnico Reginaldo] Vital comandar os treinos que lhe cabem, explica o preparador físico do Leão do Norte, via nota à imprensa.

O PSTC Procopense estreia no dia 10 de fevereiro, contra a Portuguesa Londrinense, no Estádio Municipal Ubirajara Medeiros, em Cornélio Procópio.

O vice-campeão REC vai cruzar o caminho do Batel em 2018 (Arquivo/Correio)

IRATY

O representante da cidade de Irati retornou aos treinamentos na última segunda-feira (8). Os jogadores tiveram pré-ativação e aquecimento com o preparador Chico Matchuca e depois treino técnico/tático com o treinador Adriano Kanaa.

O Azulão estreia em casa contra a equipe do Rolândia Esporte Clube (REC), no dia 10 de fevereiro, às 16h30, no Estádio Emílio Gomes.

OPERÁRIO

Campeão brasileiro da Série D em 2017, o Operário entra com moral na Segundona 2018. Os trabalhos com os jogadores começaram no dia 3 de janeiro em Vila Oficinas, na cidade de Ponta Grossa.

Inclusive, o time comandado pelo técnico Gerson Gusmão tem programado um jogo-treino contra o Prudentópolis na próxima terça-feira (16), às 19h, no Estádio Germano Krüger.

LUSA

Depois de participar da Copa Rubro-Verde, em São Paulo, a Portuguesa Londrinense voltou aos trabalhos com uma novidade: o clube terceirizou o departamento de futebol. Uma agência de marketing esportivo, comandada por empresários paulistas, vai tocar o time na Segundona 2018.

Segundo o jornal Folha de Londrina, o objetivo dos novos gestores é brigar pelo acesso à Primeira Divisão. Sob o comando do técnico Paulo Müller, a equipe está em São Paulo para a pré-temporada e deve fazer três ou quatro amistosos até a estreia na competição.

O Iraty será um dos adversário do Batel, em clássico regional (Assessoria)

PARANAVAÍ

Campeão da Primeira Divisão em 2007, o famoso Vermelhinho quer voltar aos tempos de glória. Segundo o jornal Diário do Noroeste, neste ano o Paranavaí será gerido por uma empresa esportiva, que prometeu apresentar o novo elenco nesta quinta-feira (11).

A estreia do time na Segundona 2018 será contra o Batel.

DEMAIS

Além desses clubes, o campeonato conta ainda com Rolândia Esporte Clube (REC), Cascavel, Andraus Brasil e Independente São Joseense.

FÓRMULA

As equipes se enfrentam na primeira fase em turno único, em nove datas. Classificam-se para as quartas de final as oito equipes melhor colocadas. Disputando posteriormente as semifinais e a final. Os dois clubes que somarem o menor número de pontos na primeira fase serão rebaixados.