Classificados à final da Terceirona, Apucarana e Nacional garantem acesso

Os finalistas do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão superaram Verê e Grêmio Maringá em partidas de ‘ida e volta’ na fase semifinal. Assim, os clubes do Norte do Estado farão a grande decisão nos dias 11 e 18 de novembro

Deu a lógica. Os dois melhores times da primeira fase do Campeonato Paranaense da Terceira Divisão estão na grande final e, de quebra, garantiram o acesso à Segundona de 2019. Assim, Apucarana Sports e Nacional AC (de Rolândia) farão companhia à Associação Atlética Batel (AA Batel) no campeonato do próximo ano, a um degrau da elite do futebol paranaense.

Mas os dois times da região Norte do Paraná tiveram graus diferentes de dificuldade para passar pelos respectivos adversários na luta por uma das vagas à finalíssima da Terceirona 2018. Enquanto o Apucarana fez dois jogos equilibrados contra o Verê FC, o Nacional atropelou o Grêmio Maringá.

Aliás, o tradicional time rolandense precisou apenas de uma partida para liquidar a fatura. Com a goleada de 5 a 0 no embate de ida da semifinal, o Nacional ganhou um W.O. no jogo da volta. Ou seja, neste domingo (4 de novembro) os jogadores do alvinegro de Maringá não deram as caras em Rolândia e, desse modo, a clube da casa recebeu os três pontos (3 x 0) e confirmou a sua passagem à final.

Logo após o encerramento da primeira partida, em 27 de outubro, quando os rolandenses venceram por 5 a 0 em pleno Estádio Willie Davids, em Maringá, correu um boato de que o Grêmio nem viajaria até Rolândia para tentar fazer os seis gols de diferença. Segundo o site Redação em Campo, o clube maringaense também não teria pagado os salários dos atletas que, assim, abandonaram o clube.

APUCARANA

Já na outra chave da semifinal, Apucarana e Verê protagonizaram dois embates equilibrados. Na verdade, dois empates: 1 a 1, no dia 26 de outubro; e 0 a 0, neste domingo (4), em Apucarana.

Como os times se igualaram em tudo (pontos e saldo de gols), a decisão foi para os pênaltis. Os anfitriões levaram a melhor, marcando 4 a 2, com gols de Vidal, Anderson Penna, Celinho e Rafael. Para o Verê marcaram Sato e Biro Biro. O goleiro Pablo, do Apucarana, pegou o pênalti de Ramon, e Adson acertou o travessão.

As finais serão nos dias 11 e 18 de novembro. O primeiro jogo será em Apucarana e a segunda partida ocorrerá em Rolândia.

Apucarana e Nacional empataram na 1ª fase da Terceirona (Foto: Nacional AC)

ACESSO

A classificação à grande final da Terceirona 2018 também garantiu a Apucarana e Nacional o direito de disputarem o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão em 2019.

Desse modo, Rolândia (a 300 km de Guarapuava) terá dois times representando a cidade na Segundona 2019. Fundado em 1947, o Nacional Atlético Clube é um clube tradicional do interior do Estado, tendo já disputado a elite do futebol paranaense em temporadas passadas.

Por outro lado, o Rolândia Esporte Clube (REC) ainda é um novato no futebol estadual. Apesar de suas origens nos anos de 1970, não faz muito tempo que o REC debutou em campeonatos profissionais. Em 2017, o clube fez a final da Terceirona contra o Independente, tornando-se vice-campeão.

2019

Com os acessos e descensos deste ano (envolvendo as três divisões), o Campeonato Paranaense da Segunda Divisão 2019 terá a provável participação dos seguintes clubes (caso não ocorram desistências ou punições): Independente SJ, PSTC, AC Paranavaí, REC, AA Batel, Iraty, Prudentópolis, União, Nacional e Apucarana.