Classificado à 2ª fase, Batel quer melhorar de posição na tabela

Nesta quarta-feira (21), o rubro-negro viaja até Irati para enfrentar o time da casa em jogo atrasado da sétima rodada. Em seguida, o time guarapuavano fecha a 1ª fase com um compromisso difícil diante do Operário no domingo (25)

A Associação Atlética Batel (AA Batel) entra em campo nesta quarta-feira (21), às 15h30, para enfrentar o Iraty já com a classificação garantida à fase decisiva do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão 2018. Marcado para o Estádio Cel. Emílio Gomes, em Irati, esse é um jogo atrasado da sétima rodada que só não ocorreu na semana passada por causa de um temporal que caiu na cidade vizinha.

Contra o Iraty, vamos usar os atletas que não vêm atuando, explica o técnico batelino Marcelo H. do Ó. Ele quer aproveitar os últimos dois jogos do time na fase classificatória para ajustar a equipe, testar jogadores e se preparar ao momento agudo do campeonato.

Mesmo com a derrota no último domingo (18), no Estádio Waldomiro Gelinski, o rubro-negro da Baixada se estabilizou com 8 pontos (2 vitórias, 2 empates e 3 derrotas) na tabela da Segundona e ocupa hoje a 6ª posição. Matematicamente, o time se livrou do rebaixamento, pois não pode mais ser alcançado pelos dois últimos colocados: Andraus Brasil, com 4 pontos, e Portuguesa Londrinense, com -5, times que têm apenas mais um jogo cada para fechar a 1ª fase.

À exceção da Lusinha, que já está rebaixada, o Andraus conseguiria no máximo chegar a 7 pontos, torcendo ainda por uma derrota do REC (hoje com 7 pontos) diante do Cascavel CR e mais saldo de gols para escapar do rebaixamento.

Segundo o regulamento da Segundona, a primeira parte do campeonato é de turno único, com nove rodadas entre os dez participantes. Ao final, os oito melhores clubes se classificam para a segunda fase; e os dois piores são rebaixados.

Já o Batel pode fazer mais seis pontos em seus dois compromissos finais nessa reta final da etapa classificatória, contra Iraty (quarta-feira) e Operário Ferroviário (domingo). Mas, mesmo que perca seus jogos, ainda assim ficaria em 8º lugar, dentro do G8.

FINAIS

Só que o melhor para o time batelino seria evitar as posições 4, 5 e 8 na tabela do turno único. É que, na segunda fase, os oito clubes serão divididos em dois grupos: um, com o 1º colocado, 4º colocado, 5º colocado e 8º colocado da etapa classificatória; e outro, com o 2º colocado, 3º colocado, 6º colocado e 7º colocado. Com jogos em turno/returno, classificam-se os dois melhores de cada grupo para a grande final, com o acesso já garantido à Primeira Divisão de 2019.

Como o Operário Ferroviário já garantiu a 1º posição do campeonato, ele vai para o Grupo 1. É um clube com estrutura acima dos demais times da Segundona e virtual campeão do certame. Por isso, é melhor fugir do agrupamento em que já está o adversário de Ponta Grossa.

Não vou ser hipócrita. É lógico que é importante nos livrarmos deles [Operário], porque é uma grande força, disse o técnico batelino Marcelo H. do Ó, citando que o clube ponta-grossense tem uma estrutura invejável, com R$ 300 mil de folha de pagamento e foco na Série C do Campeonato Brasileiro.

Por outro lado, o treinador lembra que no futebol são 11 contra 11 e muita coisa pode mudar quando a bola rola no gramado. Ele lembra que o mesmo Operário tinha uma estrutura semelhante em 2017 e não conseguiu retornar à elite do futebol paranaense. Mas, claro, se a gente puder evitar um confronto no quadrangular, quando só classifica um [para a final], é até melhor.