‘Circuito Verde’ é uma das propostas do plano de mobilidade para Guarapuava

De acordo com o documento, o projeto compreende a rua XV de Novembro, entre a Tiradentes e a avenida Manoel Ribas, e a rua Marechal Floriano Peixoto, no trecho entre a Padre Chagas e a Comendador Norberto; investimento é da ordem de R$ 3,4 milhões

Entre o extenso diagnóstico da situação da terra do lobo bravo apresentado no Plano de Mobilidade Urbana, está a criação de um Circuito Verde na área central do município. Esse projeto compreende a rua XV de Novembro, entre a Tiradentes e a avenida Manoel Ribas, e a rua Marechal Floriano Peixoto, no trecho entre a Padre Chagas e a Comendador Norberto. 

Segundo consta no documento, a intervenção para esse espaço é conhecida como commercial shared street (rua comercial compartilhada, em tradução literal). É um modelo derivado das ruas exclusivas para pedestres, e que mantém fluxo de veículos com limite máximo de 20 km/h.

Para a proposta de Guarapuava, além do caráter comercial, já definido pelo uso do solo consolidado do local, propõe-se que o ambiente seja um prolongamento das áreas verdes dos parques e praças interligadas, consta no plano. 

Entre as medidas para que essa ideia possa ser implantada está o nivelamento da pista de rolamento com a calçada, uso do mesmo material em toda a extensão da caixa da via, sinalização viária adequada, boa iluminação, mobiliário urbano que caracterize essa área de compartilhamento e implantação de vegetação. 

Para as áreas de travessia, deve ser ressaltada a priorização do pedestre por meio da elevação dos cruzamentos, com exceção das vias de maior fluxo, como as ruas Padre Chagas e Guaíra, aponta o documento.

VIABILIDADE

As várias propostas colocadas no plano foram divididas conforme a possibilidade de aplicação na cidade e a estimativa de implantação, como curto, médio e longo prazo. 

Ágata Neves

No caso desse circuito, a Urbtec aponta que é possível que seja feito até 2029, com um investimento da ordem de R$ 3,4 milhões. A viabilidade, nesse caso, é média.

TERMINAIS

O transporte público de passageiros também foi um dos pontos abordados durante o longo diagnóstico feito pela empresa. O documento aponta que a proposta para reorganização é o desenvolvimento do sistema em bacias de alimentação. 

Dessa forma, para viabilizar as modificações foram propostos dois sistemas: um que aproveita a infraestrutura já existente no município, como os terminais da Fonte e do Trevo; e outro que propõe a construção de mais dois terminais, em áreas como os bairros Cascavel e Morro Alto.  Essa é uma proposta a longo prazo, sendo projetada para 2034, com um investimento estimado em R$ 25 milhões.

VOTAÇÃO

Após uma construção conjunta, o plano foi entregue à Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) e será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores.