Circuito Vale do Jordão será no domingo (24)

Mesmo com a previsão de chuva, indicada pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), a atividade está mantida; inscrição é gratuita

O 5° Circuito Vale do Jordão, que faz parte da Caminhada na Natureza, será feito no próximo domingo (24), em Guarapuava. A atividade conta com uma caminhada de 13,5 km pelo Vale do Jordão, café e almoço rural.

A Caminhada na Natureza é um evento internacional desenvolvido em cerca de 70 países. No Brasil, o Paraná é o Estado com maior número de circuitos integrados, chegando a mais de 140. Além disso, são mais de 33 mil caminhantes nas terras paranaenses.

Esses dados mostram, de acordo com o assessor especial de gabinete Márcio de Sequeira, que o turismo rural é algo que está em crescimento na região. Em Guarapuava, o Vale do Jordão é um ponto que tem atraído muitos turistas.

O evento é essencial para mostrar as nossas comunidades rurais, envolvendo seus produtos e todo o ambiente. Há uma interação muito forte com a natureza quando você está caminhando e respirando um ar puro, vendo uma paisagem maravilhosa como a nossa, explica.

Por conta da crise econômica, ressalta o assessor, a tendência é que o público diminua. Mas, ainda assim, são esperadas mais de 800 pessoas no próximo domingo. Além dos caminhantes, alguns vão para comprar nas feiras dos produtores, outros para o café e o almoço. São atrativos para o público, acrescenta Márcio.

O assessor Márcio de Sequeira (Douglas Kuspiosz)

PERCURSO

Serão 13,5 km de caminhada por toda a margem do rio Jordão. A dificuldade é moderada, mas são poucas as subidas. A organização irá manter cinco pontos com veículos, ambulâncias e água para hidratação. Pelo menos um terço do percurso será dentro da mata, então as pessoas terão sombra. O ideal é levar protetor solar, água e algo leve para comer no caminho, orienta o assessor.

CHUVA

O Simepar aponta que o domingo será parcialmente nublado e terá chuvas. A máxima será de 25° C e a mínima de 16° C. Apesar disso, o circuito está mantido. O tempo está muito seco, então ela será bem-vinda, disse Márcio.

SERVIÇO

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da Prefeitura de Guarapuava ou no site Ecobooking. O café rural começa às 7h e custa R$ 10. Já o almoço rural, que será uma galinhada, custa R$ 15.