Cida participa da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava

Um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob a regência do maestro Ricardo Castro, marcou a inauguração do novo espaço cultural do Estado

A governadora Cida Borghetti participou nesta sexta-feira (8) da inauguração do Teatro Municipal de Guarapuava, na região Central do Estado. Um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), sob a regência do maestro Ricardo Castro, da Orquestra Sinfônica da Bahia, marcou a inauguração do novo espaço cultural do Paraná. Neste sábado (9), o Balé Teatro Guaíra abre o espetáculo Carmem.

Cida Borghetti ressaltou que todo o Estado ganha com este novo teatro. Inaugurar um teatro em uma cidade histórica e emblemática do Paraná, como Guarapuava, que preserva sua cultura e história, representa um resgate cultural e artístico para todo o Estado, disse a governadora. Por aqui vão passar inúmeros artistas, peças teatrais e espetáculos que vão inspirar e despertar na sociedade o gosto pela cultura. Além disso, novos talentos podem sair deste palco para o mundo, afirmou.

A prefeitura investiu R$ 5,5 milhões na obra, que tem uma área construída de 1.140 metros quadrados e capacidade para 316 pessoas. A Secretaria de Estado da Cultura e o Centro Cultural Teatro Guaíra prestaram apoio técnico para a construção do espaço.

FORMAÇÃO DE PÚBLICO

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, afirmou que o espaço vai atuar na formação de público e de novos talentos no município. O teatro aproveitou a estrutura da primeira sede da Prefeitura e foi construído no terreno da Escola Municipal Antônio Lustoza, que vai aproveitar o espaço para oferecer aulas de teatro para seus alunos.

Era uma obra aguardada há décadas por toda a cidade. É certamente um dos teatros mais modernos do Estado, e o Paraná ganha mais um palco adequado para receber grandes eventos culturais, disse o prefeito. É um espaço que vai promover e estimular a produção da cultura local. Nossos artistas terão condições adequadas para se apresentar e formar público. E ele também nasce com a vocação de ser um teatro-escola para a formação de artistas, afirmou.

O secretário estadual da Cultura, João Luiz Fiani, disse que o espaço vai funcionar como um polo cultural no interior do Estado. Qualquer teatro que é aberto se torna um gerador, um polo de cultura, disse. Segundo ele, esta é uma região muito forte, que cresce muito e que vai ganhar muito com a inauguração do teatro. Vamos criar uma ponte, uma ligação direta entre o Governo do Estado e a prefeitura para que possamos crescer cada vez mais com a cultura, acrescentou.

Maestro Castro regeu a OSP no primeiro concerto do Municipal (Cristiano Martinez)

ESTRUTURA

Com amplo palco, isolamento acústico e iluminação especial, além de acessibilidade, o espaço será um dos mais modernos teatros do Estado. Atualmente, os espetáculos artísticos de Guarapuava são exibidos no miniteatro da Unicentro.

PRESENÇAS

Participaram da solenidade o ex-governador Beto Richa; a diretora-presidente do Teatro Guaíra, Mônica Rischbieter; a secretária municipal de Educação e Cultura, Doraci Senger Luy; o reitor da Unicentro, Nelson Aldo Bona; o deputado federal Alex Canziani e o deputado estadual Bernardo Ribas Carli.