Chegada do inverno demanda cuidados especiais com a saúde

Além do aumento da incidência do vírus da gripe, especialista alerta para a necessidade de cuidados redobrados com as alergias respiratórias

A união do frio com a baixa umidade do ar é um prato cheio para o aumento das doenças respiratórias e alérgicas. Devido a isso, cuidados com a saúde durante o inverno devem ser redobrados.

Ao Blog da Saúde, ligado ao Ministério da Saúde, o pneumologista Marcelo Rahabi afirmou que a seca é o principal problema ligado a esta época do ano.

As pessoas respiram esse ar muito seco e isso acaba irritando as vias respiratórias. Por isso, nessa época do ano os atendimentos nas unidades de saúde chegam a dobrar, explica.

De acordo com o especialista, o ar que respiramos precisa chegar úmido e aquecido aos pulmões, e cabe ao nariz desempenhar essa tarefa. Entretanto, quando há pouca umidade no ar e as temperaturas estão baixas, as vias respiratórias não dão conta de condicionar o ar corretamente.

Esse ar ao entrar seco e frio irrita as mucosas e prejudica o funcionamento de todo o aparelho respiratório, deixando as pessoas susceptíveis a infecções, afirma.

A guarapuavana Ana Sofia Silva, de 21 anos, afirma que sempre sofre quando a estação mais gelada do ano começa. Além dos resfriados, ela enfrenta alergias corriqueiramente.

Eu tomo remédios e faço algumas receitas caseiras, bem coisa de avó mesmo, brinca, acrescentando que chás de mel e limão, gengibre, erva cidreira e hortelã ajudam a amenizar os sintomas. Mas, eu sempre tento me agasalhar mais e tomar alguma bebida quente antes de dormir, completa.

GRIPE

No Paraná, a circulação do vírus da gripe vem se mostrando em grave problema durante este ano. O último informe semanal da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) aponta que já ocorreram 59 óbitos pela doença e 263 casos confirmados.

Em nota, a pasta ressaltou que para prevenir a gripe é necessário higienizar constantemente as mãos, evitar de compartilhar objetos de uso pessoal como copos e talheres, e cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar.

Os sintomas são inflamação na garganta, febre, tosse, dores no corpo, fadiga e calafrios. Na presença destes sintomas, o paciente deve procurar rapidamente uma unidade de saúde para avaliação e receber a medicação, se necessário, alertou a Secretaria.

ALERGIAS

De acordo com o Blog da Saúde, a melhor forma de prevenir crises alérgicas é evitar o contato com a causa do problema. Dessa forma, deve-se ter um controle rígido do ambiente para evitar a proliferação de ácaros.

Manter sempre o ambiente limpo, evitar acúmulo de poeira, não fumar, beber bastante água e se alimentar de forma saudável são fundamentais para viver bem, aponta.

Rahabi também ressalta que é importante fazer o ar circular nos ambientes e lavar roupas que estão guardadas há muito tempo, pois acabam acumulando bactérias.

Além disso, uma boa indicação é tomar sol, pois a vitamina D está relacionada ao cuidado de uma série de doenças do aparelho imunológico, finaliza.