Cesar Filho migrará de legenda e assumirá direção do Podemos no PR

Em entrevista ao CORREIO, o prefeito de Guarapuava confirmou que está de saída do Cidadania (antigo PPS) para enfrentar novos desafios em nível estadual, a convite do senador paranaense Alvaro Dias

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, confirmou nesta semana sua mudança de legenda. Ele migrará do Cidadania (antigo PPS) para o Podemos.

Num momento em que o partido [Podemos] cresce, o Alvaro [Dias, senador paranaense] me convidou para ajudar a organizar e tentar estruturá-lo no Estado e o interior, revela o guarapuavano, em entrevista ao CORREIO.

Segundo ele, a mudança de sigla não envolve problemas em relação ao antigo PPS. Tenho uma relação ótima com o PPS, muita gratidão. É o único partido que tive até hoje. Mas é uma situação de oportunidade que o Alvaro me apresentou de assumir o partido no momento em que está crescendo.

Cesar Filho avalia que o Podemos está em franco crescimento, com deputados em seu quadro e a chegada iminente do senador Flávio Arns (hoje na Rede), aumentando assim de dois (Oriovisto Guimarães e Alvaro Dias) para três senadores do Paraná nesse partido. Aliás, atualmente a legenda é a segunda maior bancada no Senado, com 11 cadeiras.

DESAFIO

O prefeito de Guarapuava, que está em seu segundo mandato consecutivo à frente do Executivo municipal, deve se filiar oficialmente ao Podemos no próximo dia 18 de outubro.

Além da entrada no novo partido, Cesar Filho também assumirá o comando do diretório estadual, substituindo o ex-deputado Marcelo Almeida.

Segundo o prefeito, o trabalho será de identificar lideranças que estão despontando para a vida pública nas regiões do Paraná. Em outras palavras, significa encontrar nomes da mesma geração de Cesar Filho que possam ocupar espaço no cenário político. Nosso desafio é tentar aglutiná-los num grupo só, tendo como referência a liderança do Alvaro e dos senadores, avalia o guarapuavano.

Nessa missão, ele diz que terá liberdade para estruturar nas regiões de atuação do Podemos no Estado, criando uma identidade a uma nova geração na política paranaense. O trabalho terá um start nas eleições municipais de 2020; mas com os olhos voltados para 2022, quando ocorrerá o pleito geral para escolha de deputados, senadores, governadores e do presidente da República.

ELEIÇÕES

Nome cogitado na última eleição geral para o governo do Estado, Cesar Silvestri Filho já avisou que o seu trabalho no Podemos não visa construir um projeto pessoal de candidatura à cadeira mais importante do Palácio Iguaçu no próximo pleito, em 2022.

A posição do Podemos, em princípio, é fortalecer o partido e estruturar. Mas é um partido aliado ao Ratinho Junior [governador], destacando que a ideia é fortalecer para ser uma legenda de sustentação e apoio ao atual governo do Estado.

Mas o prefeito guarapuavano ressalta que o Podemos trabalha para ter condições de protagonismo no futuro, pois estarão em jogo outras eleições e cargos públicos. Isso vai depender da nossa capacidade de organização e de crescimento, finaliza Cesar Filho.