Cenário de pré-candidaturas é semelhante a 1989

Há quase três décadas, a primeira eleição direta a presidente após a redemocratização do país tinha mais de 20 opções de nomes nas urnas. Neste ano, já são 15 pré-candidatos que se apresentaram para a futura disputa

Quase 30 anos após a primeira eleição direta a presidente pós-redemocratização, tudo leva a crer que o eleitorado brasileiro terá novamente um cenário recheado de opções. Assim como em 1989, proliferam nomes dispostos a concorrer à principal cadeira do Palácio Alvorada, em Brasília.

A diferença é que ainda se está no período de pré-candidaturas, em que a vontade pode ser maior do que a certeza. Ainda não são os 22 candidatos das eleições de 1989, mas o leque amplo assusta: 15 pré-candidatos até o presente momento.

Além de 15 pré-candidatos, o pleito de 2018 ainda pode ter os nomes de PT, PMDB e PSB, que ainda dependem de uma decisão.

Dentre os concorrentes ao pleito, há ex-presidentes, senadores, deputados, ex-ministros e até um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal.

DIAS

O senador Álvaro Dias é o pré-candidato do Podemos. Eleito senador em 2014, pelo PSDB, Álvaro Dias migrou para o PV e, em julho do ano passado, buscou o Podemos, antigo PTN.

CIRO

Pela terceira vez concorrendo ao posto mais alto do Executivo, o ex-governador do Ceará Ciro Gomes deve representar o PDT na disputa presidencial. O pedetista adotou o discurso contra as desigualdades e propõe um projeto de desenvolvimento para o país.

COLLOR

O senador e ex-presidente da República Fernando Collor deve concorrer pelo PTC. Ele foi presidente da República entre 1990 e 1992, quando sofreu impeachment e foi substituído pelo então vice-presidente Itamar Franco.

ROCHA

O empresário Flávio Rocha é o pré-candidato pelo PRB, legenda ao qual se filiou em março. Pernambucano, Flávio Gurgel Rocha exercia a função de CEO do Grupo Guararapes, um dos maiores grupos empresariais do país.

ALCKMIN

Esta será a segunda vez que ele Geraldo Alckmin (PSDB) disputará a vaga. Em dezembro do ano passado, em uma movimentação para unir os demais quadros tucanos em torno de sua candidatura, Alckmin foi eleito presidente nacional do PSDB.

BOULOS

Depois de uma consulta interna que contou com outros três nomes, o PSOL decidiu lançar a pré-candidatura de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), após ele se filiar à sigla no início do mês de março.

BOLSONARO

Deputado federal na sétima legislatura, Jair Bolsonaro (PSL) é considerado polêmico por suas bandeiras. Ele defende a ampliação do acesso a armas e um Estado cristão, além de criticar modelos de família, segundo ele, como o casamento homossexual.

AMOÊDO

Com 55 anos, João Amoêdo é o candidato pelo partido Novo, que ajudou a fundar. Formado em engenharia e administração de empresas, fez carreira como executivo do mercado financeiro.

EYMAEL

Pela quinta vez, José Maria Eymael (PSDC) deve concorrer ao cargo de presidente da República. Ele é advogado e nasceu em Porto Alegre. Sua trajetória política começou na capital gaúcha, onde foi um dos líderes da Juventude Operária Católica.

FIDELIX

Outro candidato recorrente ao pleito é Levy Fidelix, representando o PRTB. Abordando temas em defesa da família e dos bons costumes, ele buscará aproveitar o momento de insatisfação dos brasileiros com a corrupção para se dizer um candidato ficha limpa.

D’ÁVILA

A deputada estadual do Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila, deve ser a candidata pelo PCdoB. A ex-deputada federal, por dois mandatos, teve a pré-candidatura lançada pelo partido comunista em novembro do ano passado.

MARINA

A ex-senadora Marina Silva vai disputar a Presidência pela terceira vez consecutiva. Integrante da sigla Rede Sustentabilidade, Marina tem como plataforma a defesa da ética, do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável.

CASTRO

O economista Paulo Rabello de Castro deixou o BNDES para confirmar a disposição de disputar à Presidência. Segundo o PSC, embora não tenha promovido um ato de lançamento, a legenda já trabalha com a pré-candidatura como oficial.

MAIA

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (RJ) é o pré-candidato pelo DEM. Maia tem buscado ser uma alternativa de centro e, em suas próprias palavras, sem radicalismos.

VERA

O PSTU, que nas últimas vezes concorreu com o candidato José Maria de Almeida (Zé Maria), deve lançar uma chapa tendo a sindicalista Vera Lúcia como candidata à Presidência.