Celso Góes se reúne com secretário de Estado da Saúde

Um dos temas discutidos foi a estadualização do Samu

O secretário de Saúde de Guarapuava, Celso Góes, se reuniu com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, com a presença de Cristina Silvestri e o consultor Renê Santos, nesta segunda-feira (21), em Curitiba. Na pauta da reunião, estavam vários assuntos que impactam na melhoria da saúde em Guarapuava e região.

Um dos temas discutidos foi a estadualização do Samu. Nosso objetivo é transformar em Samu Regional, como também os Caps (Centro de Apoio Psicossocial). Guarapuava atende hoje as cidades abrangidas pela 5ª regional de Saúde, porque elas não possuem o Samu. Com a regionalização, essas cidades passarão a contar com seu próprio sistema de atendimento, informou o secretário, destacando, entre as demandas, está a liberação de recursos de emendas da deputada estadual Cristina Silvestri, para Guarapuava e região.

A criação de um novo consórcio que vai administrar o Centro de Especialidades, que deve ser inaugurado em agosto, também esteve em discussão. A região tem quatro consórcios, sendo dois em Guarapuava, o Cis Centro-Oeste e o Cisgap. A ideia é unificá-los para atender a demanda regional que é muito grande. Cabe ao município a atenção primária, ou seja, o primeiro atendimento. A área de especialidades é de responsabilidade do Governo do Estado, comentou Celso Góes, destacando que as demandas dos Hospitais São Vicente e do Instituto Virmond, instituições filantrópicas de Guarapuava, e a liberação de verbas do Fundo da Saúde também foram discutidas com o secretário Antônio Carlos Nardi.