Cebolinha ganha nova dimensão na releitura de Gustavo Borges

Pela primeira vez, o personagem tem uma aventura-solo dentro do selo Graphic MSP, que é a linha de releituras ‘adultas’ das páginas de Mauricio de Sousa

Desta vez, ele não precisou de um plano infalível para se tornar protagonista de sua primeira graphic novel. Bastou apenas o quadrinista certo na hora certa.

Mente criativa por trás de sucessos como Pétalas, o jovem Gustavo Borges (não confundir com o ex-nadador olímpico) escreveu e desenhou Cebolinha – Recuperação (Panini/Mauricio de Sousa Produções).

Lançado em 2018, o livro de Borges se insere na proposta do selo Graphic MSP, ou seja, de recriar em versão adulta os personagens do universo quadrinístico de Mauricio de Sousa. Ao invés de uma aventura em série (como é comum nas revistinhas de bancas), o leitor tem à sua disposição uma história fechada num único volume, com possibilidade de aprofundamentos sociais e estéticos.

Depois da Turma da Mônica, Penadinho, Chico Bento, Astronauta e tantos outros, o menino Cebolinha ganhou sua própria aventura-solo no traço particular de Gustavo Borges. O artista gaúcho explorou em Cebolinha – Recuperação várias camadas de sentido a partir do protagonista, caso de seus dramas social e pessoal.

Que haveria planos infalíveis, todo mundo sabia. Só não dava para imaginar que Gustavo Borges fosse elaborar uma trama com tantas camadas. Sim, exatamente como uma cebola, diz Mauricio de Sousa, na apresentação da obra.

Ao mesmo tempo em que Cebolinha é forçado a se recuperar na escola, ele precisa também criar um plano infalível para ajudar seu pai. É que o chefe da família perdeu o emprego e as contas na casa estão no vermelho. É uma problemática com tintas sociais que respinga na vida de um menino que só se preocupava em estudar e brincar.

De certa maneira, Borges sintoniza com outras duas publicações do selo: Mônica – Força, de Bianca Pinheiro, e Jeremias – Pele, de Rafael Calça e Jefferson Costa. Em ambos, fica patente o propósito de investir em temas fortes (separação e racismo) na trajetória das respectivas personagens.

Capa da edição do selo Graphic MSP

CONVITE

Segundo o material extra de Cebolinha – Recuperação, Gustavo Borges é o autor mais jovem a produzir um livro para a série. Ele tinha 21 anos de idade quando foi convidado pelo editor Sidney Gusman, o Sidão, a trabalhar no volume sobre o Cebolinha. Isso ocorreu em 2016.

No ano seguinte, o quadrinista conheceu Mauricio de Sousa durante a Comic Con Experience (CCXP), em São Paulo. Era possível notar muito do Cebolinha no Gustavo. O rapaz parecia fervilhar na cabeça vários planos infalíveis para o trabalho que iria realizar. E, depois, eu vim a saber que o troca-letras é justamente o meu personagem que ele mais gosta, conta o próprio Mauricio, na apresentação do livro.

ASTRONAUTA

Criado em 2012, o selo Graphic MSP mantém sua rotina de lançamentos ao longo do ano. Recentemente, Danilo Beyruth lançou Astronauta – Entropia, a quarta aventura estrelada pelo aventureiro das galáxias.

Após os acontecimentos do volume anterior, Astronauta encontra-se agora em um quadrante desconhecido da galáxia, sem saber como voltar para a Terra. No entanto, ao atender a um chamado de socorro, ele se vê em meio a um conflito entre grupos alienígenas dispostos a tudo para que cada lado vença. Como se não bastasse, o herói espacial ainda precisa lidar com sua mais nova passageira, uma adolescente voluntariosa que acaba complicando a situação.

Para 2019, o selo publicará em março a segunda aventura da Mônica, feita novamente por Bianca Pinheiro; em junho, Piteco retorna na versão de Eduardo Ferigato; em setembro, tem a estreia de Tina, no traço de Fefê Torquato; e, em dezembro, a segunda aventura do vilão Capitão Feio, pelas mãos dos gêmeos Magno e Marcelo Costa.

SERVIÇO

O volume Cebolinha – Recuperação (Panini/Mauricio de Sousa Produções, 2018) pode ser encontrado em versões capa dura (R$ 41,9) e capa cartonada (R$ 31,9) em livrarias e bancas de jornal. Mais informações: site da Panini (CLIQUE AQUI).