Caravana de Lula deve passar por Guarapuava no dia 28

Mesmo fora da programação oficial, passagem pelo município tem ganhado mobilização e divulgação. Giro do ex-presidente pelo Paraná termina em Curitiba, com ato na Boca Maldita

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva deve passar por Guarapuava na próxima quarta-feira (28), às 9h, na Praça Cleve – o evento vem sendo divulgado nas redes sociais. A caravana Lula pelo Brasil faz um giro pelo Sul do Brasil, com escala programada nos dias 26, 27 e 28 deste mês de março pelo Paraná.

Mas, segundo a assessoria de comunicação do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), essa parada na terra do lobo bravo não faz parte da programão oficial do giro paranaense. Inclusive, Guarapuava não consta no roteiro oficial. No entanto, as chances são grandes do ex-presidente aportar no município na quarta-feira (28), a caminho de Curitiba.

Portanto, a programação oficial inclui a passagem de Lula primeiro em Francisco Beltrão, na próxima segunda-feira (26), para o Ato da agricultura familiar do sudoeste do Paraná; nesse mesmo dia, mas à tarde, ele segue para Foz do Iguaçu, onde ministra uma palestra no Seminário internacional da Tríplice Fronteira.

Na terça-feira (27), Lula estará em Quedas do Iguaçu, com programação que inclui um Ato pela reforma agrária; e visita à Universidade Federal da Fronteira Sul (UFSS), em Laranjeiras do Sul, além de encontro com assentados no Assentamento 8 de junho.

E, na quarta-feira (28), a caravana paranaense termina à tarde, com um grande ato na Boca Maldita, em Curitiba. Estamos vivendo momentos de grandes decisões na política. E principalmente, uma grande perseguição ao presidente Lula e a tudo que ele significa e a tudo o que ele fez: transformou o Brasil num país mais justo. Por isso, temos de apoiá-lo de várias maneiras, disse o deputado federal Enio Verri (PT-PR), em vídeo nas redes sociais.

PROTESTOS

Mas nem tudo são flores para Lula. Depois de passar por Nordeste, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, ele tem uma verdadeira prova de fogo em uma região agropecuária e reduto histórico de antipetismo, principalmente no Paraná. Tanto é verdade que, em Bagé (RS), ruralistas e simpatizantes do deputado federal Jair Bolsonaro manifestaram animosidade e impediram a passagem do ex-presidente.

Giro do ex-presidente já passou por Bagé (RS) nesta semana (Ricardo Stuckert)

Em Guarapuava, uma página no Facebook organiza o Movimento Fora Lula – Guarapuava Não! para o mesmo instante em que Lula estiver na terra do lobo bravo, na manhã da próxima quarta-feira (28). Vamos seguir o belíssimo exemplo da cidade de Bagé/RS e não vamos permitir que essa corja de bandidos e desocupados venham [sic] fazer baderna em nossa cidade, diz o texto do evento.

PROPÓSITO

O vice-presidente do PT Nacional, Márcio Macedo, que coordena a caravana Lula pelo Brasil, comentou recentemente que o giro pela região Sul aborda importantes temáticas ao longo da sua trajetória. No Paraná, nós começamos fazendo um importante debate sobre a tríplice fronteira e as relações internacionais. E vários temas serão discutidos ao longo da caravana, a soberania nacional, educação, política urbana, saúde, agricultura familiar, cooperativismo, que o Paraná tem uma experiência extraordinária, reforma agrária, já que temos assentamentos aqui que são exemplos para o mundo. E de uma forma geral vamos debater a conjuntura nacional e qual o país queremos em um futuro próximo, disse, via assessoria de imprensa.

Macedo acredita que o Sul tem uma tradição muito forte de resistência democrática, de enfrentar as formas de supressão dos direitos do povo. Por isso, nossa expectativa é que seja uma caravana para que o ex-presidente possa falar com a população, mas que, principalmente, possa ouvir suas experiências.

CASO

Condenado em segunda instância no caso tríplex, Luiz Inácio Lula da Silva está às vésperas do julgamento de recurso que pode abrir caminho para sua prisão.