Campus Guarapuava da UTFPR busca se aproximar do setor produtivo

O evento contou com a presença de representantes da instituição, empresários e membros da comunidade em geral

O campus Guarapuava da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) realizou nesta quinta-feira (18/outubro) o Fórum Empresarial e Comunitário (Forec) com o objetivo central de criar pontes entre a instituição e o setor empresarial da região.

O diretor de Relações Empresariais e Comunitárias da universidade, Adriano Martins de Souza, explica que a sociedade vem exigindo uma resposta em relação aos investimentos no setor público. Dessa forma, o diretor acredita que é necessário entregar à sociedade mais do que apenas novos formandos.

O Forec vem para atender essa demanda. Mostrar para o setor empresarial que podemos estreitar laços, diz Souza, acrescentando que isso pode acontecer através de convênios, parcerias, estágios, projetos tecnológicos, projetos empreendedores e empresas júnior. O aluno em formação pode ter um envolvimento com o setor produtivo, pontua.

EMPRESÁRIOS

O empresário Reinaldo Lima, que atua no ramo da engenharia de energias renováveis, disse que vê com bons olhos a relação com a universidade. Você vai em busca da teoria, e o empresariado sempre tem sugestões mais na prática que ajudam qualquer negócio, acredita.

Apesar de ainda não possuir nenhum projeto conjunto com a instituição, Reinaldo disse ao CORREIO que conversou com alunos durante o Forec, e que isso pode acrescentar tanto para o seu negócio quanto para a UTFPR.

EXPERIÊNCIA

O acadêmico de engenharia mecânica, Kaluan Moreira, faz parte da empresa júnior Actus, que presta serviços nas áreas de desenhos de fabricação, qualidade, gestão e segurança, e projetos de sistemas mecânicos.

Ele explica que a experiência no mercado é positiva, já que consegue colocar em prática os conhecimentos que vem adquirindo na universidade. Nós conseguimos ter um contato com várias empresas de Guarapuava. Isso é bom para a gente se apresentar e futuramente conseguir novas oportunidades, acredita.

A Actus atualmente possui três projetos principais: um voltado para o monitoramento de uma plantação de batata no campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro); um voltado para a otimização da linha de produção de uma empresa de Quedas do Iguaçu; e um para o desenho de projetos mecânicos.

AÇÕES

Segundo o diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, a UTFPR não é uma universidade no modelo clássico. Ele explica que a instituição possui cursos voltados para as áreas da tecnologia e da engenharia, e por isso busca levar seus alunos para o mercado de trabalho.

Para isso, alguns projetos já vêm sendo desenvolvidos em parceria com empresas de Guarapuava, buscando sanar as demandas que o setor possui. Uma empresa que está passando por um problema no seu processo produtivo, nosso objetivo é fazer uma pesquisa aqui dentro e solucionar esse problema, explica.

Entre as atividades mantidas pela universidade está o desenvolvimento de projetos tecnológicos voltados para a engenharia e manutenção industrial, para as áreas de sistemas com o desenvolvimento de softwares e aplicativos, além do Hotel Tecnológico e da Incubadora Tecnológica de Inovações.