Campanha incentiva o compartilhamento de livros em Guarapuava

Quando você menos espera, ele está ali, pronto para ser descoberto. Fechado e intocado, não tem graça. O barato é abrir para desfrutar de um universo de conhecimento e aventuras. Sem pressa e com muito tempo a ganhar.

Tudo isso é possível na companhia de um bom livro. Mas ele tem de sair da estante e circular pelas mãos de incontáveis leitores. Muitas vezes, as pessoas não conseguem comprar um exemplar ou se deslocar até uma biblioteca pública. Por isso, iniciativas como o projeto ?Esqueça um livro? incentivam o compartilhamento de obras entre os guarapuavanos.

Inspirada no BookCrossing, um movimento cultural nos Estados Unidos, a ação coordenada pela Casa da Cultura tem como objetivo incentivar a leitura das pessoas. Todo dia 25 do mês, a campanha faz uma ação coletiva em Guarapuava, incentivando os leitores a deixarem seus livros em locais públicos para que mais pessoas possam ter a oportunidade de conhecer novos horizontes.

?Além da ação dos livros no terminal e na Agência do Trabalhador [do projeto ?Vem Ler?], vamos ter alguns pontos em restaurantes para as pessoas deixarem os livros?, diz a coordenadora da Casa da Cultura, Rosevera Bernardim, em entrevista ao CORREIO.

DSC_0489
O objetivo da campanha é de que as pessoas compartilhem seus livros

Segundo ela, o projeto também sugere que as pessoas deixem bilhetes recomendando os livros e explicando a intenção. ?Por isso, os guarapuavanos não devem se assustar se encontrarem um livro por aí. Ele foi deixado de propósito?.

Além de praças e locais de grande circulação, alguns restaurantes da cidade já foram orientados sobre a campanha ?Esqueça um livro?. A primeira ação ocorreu no dia 25 de maio; e a segunda será na próxima segunda-feira (26), data escolhida em função de alguns trâmites burocráticos, explica Rosevera.

REPERCUSSÃO
Inclusive, na ação inaugural, a leitora Camila Fernandes aproveitou a oportunidade para ?esquecer? dois livros pela cidade. ?Sempre fui apaixonada pela leitura e tive acesso a livros. Quando eu vi essa iniciativa que a Prefeitura divulgou, eu senti necessidade de fazer parte desta grande ideia, porque eu acredito que posso ser uma influência para outras pessoas?, disse à época, via assessoria.

Apesar da ação coletiva da próxima segunda-feira (26), não há um dia específico para participar dessa campanha, basta apenas escolher na sua estante alguns livros e sair pelas ruas de Guarapuava, esquecendo-os em qualquer lugar.

02Esquec?a um livro POST

MARCADORES
A coordenadora da Casa da Cultura explica que, para a segunda ação do ?Esqueça um livro?, a novidade será a distribuição de marcadores de página com a identificação do projeto.

A partir deste sábado (24), qualquer pessoa pode pegar o seu marcador na Prefeitura, Casa da Cultura, Terminal da Fonte, Restaurantes (Dom Nunez, Casa Vecchia, Dom Henrique, Cheiro Verde e Sabor do Oriente) e Livrarias (Regina, Chain e Gato Preto).

Texto/Fotos: Cristiano Martinez