CAD tem chances remotas de escapar do rebaixamento

Com 12 pontos em disputa, o CAD poderia chegar, no máximo, a 16 pontos, em caso de vitória em todas as suas últimas quatro partidas na competição: Marreco, dia 5 de setembro; Mal. C. Rondon, 25 de setembro; Palmas, 15 de setembro; e Matelândia, 13 de outu

Afundado na lanterninha da Série Ouro, o Clube Atlético Deportivo Agricopel/Imperium sofreu um duro golpe na noite desta terça-feira (14), no Oeste do Estado. Pela 9ª rodada do campeonato paranaense de futsal, o CAD perdeu de 4 a 2 em jogo equilibrado contra o Cascavel.

É a 18ª derrota dos guerreiros em 20 jogos disputados até aqui. A fase está tão ruim que, mesmo quando joga bem, as coisas não dão certo. Os guarapuavanos abriram o marcador contra os cascavelenses, com gol contra após lançamento de André Maluko. Mas, no Ginásio da Neva, Guilherme empatou para os anfitriões e ainda virou a partida.

Mais tarde, Maluko perdeu a chance de empatar quando estava cara a cara com o goleiro adversário. No entanto, ele se redimiu e empatou a partida em 2 a 2, no segundo tempo.

O Cascavel seguiu pressionando e obrigou o goleiro do CAD, Vitão, a fazer grandes defesas. A recompensa do esforço cascavelense veio com Issamu, que fez 3 a 2 para a Serpente.

Atrás no marcador, o CAD foi pra frente com o goleiro-linha. Novamente, faltou pontaria na hora da finalização. Em contra-ataque rápido, Issamu deu números finais ao jogo: 4 a 2.

Na avaliação do supervisor técnico do CAD, Jocemar de Proêncio, o Japa, o jogo foi de igual para igual. Tivemos chance de virar. Nosso volume de jogo foi muito bom.

DESCENSO

Com esse revés em Cascavel, o CAD se mantém na última posição da tabela, com apenas 4 pontos em 20 jogos do turno/returno: uma vitória, um empate e 18 derrotas.

Como o clube já disputou a oitava rodada – derrota para o Campo Mourão -, tem apenas mais quatro jogos para terminar a 2ª fase da Série Ouro 2018: Marreco, dia 5 de setembro, em casa, pela 10ª rodada; Mal. C. Rondon, dia 25 de setembro, fora de casa, pela 11ª rodada; Palmas, dia 15 de setembro, em casa, pela 12ª rodada; e o Matelândia, dia 13 de outubro, em casa, pela 13ª rodada.

Com 12 pontos em disputa, o CAD poderia chegar, no máximo, a 16 pontos, em caso de vitória em todas essas partidas. Claro que, matematicamente, o time guarapuavano ainda tem chances de escapar do rebaixamento. São chances remotas que a gente tem, pois tem de torcer para o Toledo perder todos os seus jogos e, por outro lado, a gente ganhar três partidas em casa e um empate em Marechal, avaliou o supervisor Japa. Está difícil. Mas enquanto tiver chances, a gente estará lutando.

Ao Toledo (adversário direto na luta contra o rebaixamento), basta apenas uma vitória e um empate para se manter na Série Ouro em 2019.

Tudo porque os toledenses têm hoje 13 pontos (4 vitórias, um empate e 14 derrotas). Ou seja, se o Toledo vencer mais uma vez e empatar mais outra, chega a 17 pontos, sem riscos de ser alcançado pelo CAD.

Em caso de descenso ou não, Japa garante que a diretoria tem todo o planejamento definido para 2019.

ABERTOS

Campeão de futsal masculino da fase regional da Divisão B dos Jogos Abertos do Paraná (Japs), o CAD vira a chave para se concentrar na etapa final que ocorrerá em Coronel Vivida, de 17 a 23 de agosto.