BRDE apoia projetos culturais, esporte e inclusão social

Foram apoiados projetos via Lei Rouanet, Lei de Incentivo ao Esporte, os fundos para Infância e Adolescência (FIA) e Municipal do Idoso e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), no valor de R$ 1,2 milhão

Como parte de sua política de Responsabilidade Socioambiental, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apoiou em 2017 no Paraná 36 projetos via leis de incentivos fiscais, no valor de R$ 1,2 milhão. Nesta quarta-feira (27), o diretor-presidente Orlando Pessuti recebeu, em Curitiba, entidades e instituições contempladas com os recursos.

A presença de vocês hoje, nesse momento de celebração da fé cristã, valoriza o BRDE como instituição indutora do desenvolvimento, da geração de emprego e renda e também da promoção da cultura, do esporte, da saúde e da qualidade de vida das pessoas. Valoriza, porque as ações de vocês estão construindo um mundo melhor, afirmou Pessuti.

Os contemplados foram parabenizados pela aprovação dos projetos e receberam cartas com os valores repassados. A superintendente da Agência Paraná do BRDE, Juliana Dallastra, abriu o evento falando dos esforços que o Banco faz todos os anos para continuar contribuindo com a inclusão social e um maior acesso das pessoas à saúde, esporte e cultura.

A gestora de Ações Estratégicas e Projetos do Hospital do Câncer de Londrina, Mara Rossival Fernandes, fez um depoimento emocionado, lembrando que há 9 anos a instituição passava por sérias dificuldades financeiras e buscou ajuda no BRDE.

O BRDE entrou na nossa vida e não mediu esforços para nos atender. Hoje, o empréstimo está pago e o hospital passou de uma área de atendimento de 6 mil metros quadrados para 22 mil metros quadrados, comemorou a gestora.

Pelas leis de incentivos fiscais, o Banco apoiou neste ano projetos em todo Paraná por meio da Lei de Incentivo à Cultura e ao Audiovisual (Lei Rouanet), Lei de Incentivo ao Esporte, os fundos para Infância e Adolescência (FIA) e Municipal do Idoso e o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

CONTEMPLADOS

Entre os projetos aprovados estão o Esperança Solidária, da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia e o projeto Qualificar – Ampliação e Garantida de Qualidade de Vida para Crianças e Adolescentes com Deficiências Múltiplas, do Pequeno Cotolengo do Paraná, ambos apoiados via Fundo da Infância e Adolescência.

Pela Lei Rouanet, foram selecionados, entre outros, os projetos do Instituto Cultural de Danças e Artes Folclóricas, da Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, do Circo Zanchettini, da Coperarte – Sudoeste, da Harmonia Associação Cultural e Assistencial e da empresa Laz Audiovisual.

Pela Lei de Incentivo ao Esporte, foram contemplados os projetos Futsal na Escola, de Cascavel; Handebol de Ponta, de Ponta Grossa; Handebol Toledano, de Toledo; Jogando Pela Vida, de Francisco Beltrão, e o Programa de Fomento e Inclusão Social no Rugby em Cadeiras de Rodas, de Curitiba.

Pelo Pronon, foram aprovados os projetos dos Hospitais do Câncer de Londrina e Cascavel, da Associação dos Amigos do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná e da Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas-Ribeiro (Hospital São Vicente), am bos em Curitiba. Pelo Fundo do Idoso, foi contemplado novamente projeto apresentado Hospital de Clínicas.