Bope forma operadores no Curso de Controle de Distúrbios

A capacitação teve 250 horas/aula e durou 38 dias. As atividades foram conciliadas com exercícios teóricos sobre o emprego de unidades de choque, bem como técnicas e doutrinas sobre o tema

A Polícia Militar do Paraná formou na segunda-feira (14) 27 alunos do 1º Curso de Controle de Distúrbios Civis em solenidade no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba. São originários de unidades da região Sudeste, Capital e Região Metropolitana. A solenidade teve a participação de familiares e amigos dos militares, que prestigiaram a cerimônia presidida pelo comandante-geral da corporação, coronel Maurício Tortato. As informações são da AEN.

O Batalhão de Operações Especiais tem uma atuação destacada, razão pela qual o investimento na preparação e especialização dos nossos efetivos às atuações mais críticas é absolutamente importante, disse o coronel Tortato. Segundo ele, o Bope, em conjunto com a Diretoria de Ensino e Pesquisa, tem comprido esse papel, não só em relação ao seu próprio, mas emanando doutrina para todas as demais unidades.

A capacitação teve 250 horas/aula e durou 38 dias. As atividades foram conciliadas com exercícios teóricos sobre o emprego de unidades de choque, bem como técnicas e doutrinas sobre o tema.

As ações e simulações também compreenderam a grade curricular para familiarizar o aluno com os equipamentos e a aplicação do conhecimento em prática, observando a legislação e o conceito de Direitos Humanos. Esperamos que eles levem estes procedimentos para seus batalhões e sejam multiplicadores, dando continuidade ao trabalho, disse o comandante da Companhia de Choque, capitão Paulo Renato Aparecido Siloto.

Durante o curso, os policiais militares conheceram a realidade do Estado de São Paulo, por meio de uma visita técnica feita ao 3º Batalhão de Choque (3° BPChq- Humaitá) e a sede da Rota (Rondas Ostensivas Tobias Aguiar), trocando experiências de ocorrências atendidas, equipamentos utilizados e técnicas empregadas, agregando amplitude e maior domínio dos policiais paranaenses sobre o assunto.

Na solenidade o pelotão apresentou algumas táticas empregadas e formações de defesa aplicadas em situações de turba, manifestações e vandalismo, demonstrando eficiência e o preparo físico dos militares estaduais, aperfeiçoados durante os 38 dias de capacitação.

TURMA

A primeira turma foi formada por integrantes de unidades operacionais do 1º, 6º e 4º Comandos Regionais da PM, atuantes em Curitiba, Região Metropolitana, Campos Gerais, Sudeste e Centro-Sul do estado, respectivamente. Em breve teremos a segunda etapa envolvendo o 2, 3º e 5º CRPMs, abrangendo todo o Estado, razão pela qual nós temos a certeza que pela qualificação profissional cada vez mais a Polícia Militar aumenta o seu peso estratégico e atua com mais excelência no atendimento das principais demandas da nossa população, afirmou o comandante-geral.