Bloco da Saúde realizou ação educativa e preventiva

Foram distribuídos preservativos femininos e masculinos e material educativo

O Bloco da Saúde, comandado pelos servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde, animou à tarde de quinta-feira (8) com dicas e muita informação para os foliões aproveitarem a festa de forma segura e divertida. A concentração foi na Avenida Trifon, em frente ao banco do Brasil.

Os foliões que pretendem aproveitar o carnaval foram orientados sobre a hanseníase, câncer de pele, intoxicação alimentar, desidratação, insolação e DSTs.

O Carnaval é um período que vulnerabiliza mais as pessoas, deixando-as, muitas vezes, com um grau de consciência diminuído quanto à importância do uso do preservativo. Isso porque, com o aumento do consumo de bebidas alcoólicas, a possibilidade de novos relacionamentos sexuais sem proteção é mais frequente, explica a enfermeira Cassiele, uma das organizadoras do evento.

O período de Carnaval é uma oportunidade de massificar as informações sobre a transmissão e a prevenção das DSTs, mas as doenças devem ser cuidadas o ano inteiro. Todas as unidades de saúde de Pinhão têm preservativos disponíveis para a população e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatite. O preservativo ainda é a melhor forma de se prevenir das DSTs, disse o vice-prefeito e secretário de Saúde, Beraldo Amaral.