Beto Richa continua sendo cidadão honorário de Guarapuava

A proposta de retirada do título foi levada à Câmara pelos parlamentares Guto Klosowski (PHS) e Élcio Melhem (PP); confira a lista nominal de como foi a votação

A Câmara de Vereadores de Guarapuava rejeitou nesta terça-feira (19) o projeto de lei que pretendia revogar o título de cidadão honorário do município do ex-governador Beto Richa. Durante a votação, 11 parlamentares se mostraram favoráveis à permanência da homenagem.

Os edis Guto Klosowski (PHS) e Élcio Melhem (PP) argumentam, para justificar a cassação, que Richa não possui uma postura em conformidade com a honraria.

Em desdobramento da operação Quadro Negro, o ex-governador foi preso novamente na manhã desta terça, acusado de desviar verbas de obras das escolas públicas do Paraná.

Contrário à revogação, Marcelino (DEM) disse que os parlamentares não podem ser oportunistas. Acho que o vereador [Guto] deveria esperar e ver na sequência se realmente o ex-governador vai ser condenado, ou não, afirmou em sua justificativa.

Eu pergunto: será que o guarapuavano deseja ter uma pessoa considerada cidadã [honorária] trancafiada, enclausurada por corrupção?, questionou Melhem durante a discussão do projeto.

A vereadora Maria José (PSDB) ressaltou que nunca teve políticos de estimação, e disse que todo cidadão, se denunciado, deve ser investigado. Se for condenado, entendo que qualquer cidadão que desonre a titulação deve ter a honraria cassada. Se for condenado, a cassação deve ocorrer, do Richa e de outros políticos, argumentou, citando a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT).

Durante a votação, 11 vereadores foram favoráveis à permanência do título (Foto: Douglas Kuspiosz)

É muito diferente ser denunciado e se tornar réu. Ele é réu em inúmeros casos e hoje está preso, disse Rodrigo Crema (PSB) em sua justificativa.

Para ser aprovado, o PL precisava ter adesão de dois terços dos vereadores. Contudo, apenas 9 vereadores foram favoráveis à proposta. 

CASSAÇÃO

Melhem já chegou a propor a revogação do título em 2015, alguns meses após o confronto entre policiais militares e manifestantes em Curitiba. O embate ocorreu durante uma greve e 213 pessoas ficaram feridas.

Quando houve a questão dos professores, que foram massacrados, eu protocolei a cassação. Evidentemente que a grande maioria derrubou o projeto, mas nós mantivemos nosso posicionamento, disse ao CORREIO.

Guarapuava não merece um cidadão honorário preso por corrupção. Todas as pessoas que receberam [o título] honraram o nome da cidade, e o senhor Beto Richa fez o contrário. Foi na contramão da história, criticou.

VOTAÇÃO

Favoráveis à cassação

Élcio Melhem (PP)

Celso Costa (PPS)

Guto Klosowski (PHS)

Luiz Juraski (PRB)

Professora Terezinha (PT)

Professor Serjão (PT)

Rodrigo Crema (PSB)

Vardinho (DEM)

Jabur do Motocross (PRB)

Contrário à cassação

Dognei (PDT)

Marcelino (DEM)

Danilo Dominico (PSD)

Germano Toledo Alves (PR)

Gilson da Ambulância (PSD)

Marcio Carneiro (PPS)

Maria José (PSDB)

Dedo (PSB)

Pedro Moraes (PR)

Samuca (PPS)

Valdemar Calixtro (PDT)