Bernardo e Artagão apresentam emenda prevendo recursos para Medicina na Unicentro

Medida se soma ao histórico de ações de Bernardo Carli visando a implantação do curso na universidade pública de Guarapuava

Os deputados estaduais Bernardo Ribas Carli e Artagão Junior apresentaram em conjunto na segunda-feira (28) à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná Emenda Aditiva ao Projeto de Lei nº 208/2018, que dispõe sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do Estado para o exercício financeiro de 2019.

Pela proposição, o Poder Executivo fica autorizado a adotar todas as medidas necessárias para garantir, prioritariamente, a alocação de recursos ao Orçamento Anual com o objetivo da efetiva implementação do curso de Medicina na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava. A emenda tem apoio da Deputada Cristina Silvestri e resulta de um diálogo integrado, também, com o Prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho.

O intuito, de acordo com Bernardo, é apoiar o Governo, que já autorizou o início das atividades para o próximo ano, e garantir a reserva financeira necessária para tanto. Depois de anos reivindicando este curso tão importante para o nosso município e participando de estudos de viabilidade técnica, tivemos há cerca de 15 dias o grande anúncio por parte da nossa Governadora Cida Borghetti da autorização do funcionamento do curso, público e gratuito, na nossa Universidade. É a realização de um grande sonho que se soma à construção do Hospital Regional, em medidas que vão preencher um vazio assistencial da nossa região, mudar a realidade dos municípios e principalmente ampliar os serviços de saúde e atendimentos médicos, destacou. Estamos trabalhando de forma firme e integrada pelas necessidades da nossa querida Guarapuava, numa grande e exitosa união de forças, completou.

A LDO estabelece as metas financeiras e a previsão da execução e gestão governamental, balizando os critérios de receita e despesa para a elaboração do Orçamento do Estado para 2019. A receita bruta para o próximo ano será de R$ 64,946 bilhões.