Beneficiários do BPC precisam fazer o Cadastro Único

A coordenadora da Proteção Social Básica da Prefeitura de Guarapuava, Karine Cavallin, explica que o BPC é um benefício destinado aos idosos e pessoas com deficiência que não têm condição de prover o próprio sustento, mantendo uma renda per capita inferio

Os idosos acima de 65 anos e as pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam estar incluídos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. São cerca de 4 mil beneficiários na terra do lobo bravo que precisam ficar de olho em sua situação cadastral.

A coordenadora da Proteção Social Básica da Prefeitura de Guarapuava, Karine Cavallin, explica que o BPC é um benefício destinado aos idosos e pessoas com deficiência que não têm condição de prover o próprio sustento, mantendo uma renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo.

Se essa situação que caracterizou a concessão do benefício for superada, como o aumento da renda, por exemplo, aí ela pode parar de receber, pontua a coordenadora. O valor do BPC é o equivalente a um salário mínimo.

A mobilização da administração municipal nesta reta final do ano de 2018 é justamente porque o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá bloquear o BPC de quem não fizer o Cadastro Único, ou estiver com os dados desatualizados há mais de dois anos.

É um cadastro obrigatório porque o INSS está fazendo um cruzamento de dados. A pessoa beneficiária precisa ter o cadastro para manter benefício, pontua Karine, ressaltando que o prazo é até o último dia útil de dezembro, mas não é recomendável deixar para a última hora.

CADASTRO

Dentre o total de pessoas que recebem o BPC em Guarapuava, cerca de 3 mil precisam verificar as pendências cadastrais. Para isso, basta ir até a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e conferir se o seu nome está na lista. Em caso positivo, o atendimento pode ser agendado em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Karine explica que no caso de quem precisa ser incluído no Cadastro Único, é melhor se programar com antecedência, já que o processo é demorado e depende de agenda.

É importante que as pessoas não deixem para a última hora, porque em dezembro temos o recesso de Natal e Ano Novo, e alguns serviços podem não estar disponíveis. É demorado porque são necessárias muitas informações, acrescenta a coordenadora.