Banda Jovem de Guarapuava está em busca de novos integrantes

Com mais de 40 anos de existência, o conjunto guarapuavano já ganhou diversos concursos, além de contribuir para o futuro de muitos jovens

Em setembro deste ano, a Banda Jovem de Guarapuava Maestro Leonel Rossetin completará 42 anos de história.

Até o próximo dia 28 de fevereiro, ela está com as inscrições abertas para novos integrantes, dando oportunidade para que mais jovens possam aprender e mostrar o talento com a música. Hoje são 48 componentes.

Para Rodrigo Correa Santos, que está há sete anos como maestro, o legado desses mais de 40 anos de atividade é muito grande, pela contribuição da Banda com a carreira de muitos músicos que iniciaram ali. A banda vai fazer 42 anos de existência, já é um patrimônio cultural do município. Já passaram muitos músicos por aqui e a maior formação de tudo isso é que muitos se tornaram profissionais, afirma Rodrigo.

De acordo com Santos, para participar, a pessoa não precisa saber tocar os instrumentos. Tudo é ensinado após a entrada na banda. Ela começa desde o zero. Primeiro tem aula teórica, a gente faz em torno de dois a três meses de aula teórica, o jovem faz um teste e após o teste a gente o coloca nos instrumentos que são fornecidos pela Prefeitura.

Muitos aprendizes entram incentivados pelos pais ou pelo gosto pela música. Gabriel Gonçalves (21 anos) toca trompete e está na banda há 10 anos. A princípio era um sonho da minha mãe que eu me tornasse músico, e ela me incentivou a entrar na banda. Eu fui desenvolvendo e hoje o que eu levo profissionalmente é a música, em decorrência do estudo aqui na banda, conta o jovem.

Já Maria Eduarda (15 anos) é aluna do Colégio Estadual Cesar Stange. O gosto musical foi um dos estímulos para que ela se tornasse uma integrante do grupo. Eu sempre gostei de tocar, eu já tocava violão e eu sempre gostei muito das apresentações da banda, eu sempre via. Então eu achei legal fazer parte desse grupo, relata a jovem que está há um ano na banda.

Rodrigo Correa Santos está há sete anos na função de maestro da Banda Jovem (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

COMPETIÇÕES

A Banda Jovem de Guarapuava já venceu diversos concursos especializados, tanto dentro, quanto fora do estado. É pentacampeã paranaense de forma consecutiva, sendo a primeira colocada no concurso estadual desde 2015.

Em 2016, participou do Concurso Interestadual de Fanfarras e Bandas (Cinfaban), campeonato em que terminou em primeiro lugar na categoria. A banda ainda foi responsável por representar Guarapuava e o Paraná, no Concurso Nacional de Banda, em Farroupilha, no Rio Grande do Sul. Na ocasião, se sagrou bicampeã nacional.

Para 2020, os componentes já estão se preparando para o Concurso Nacional que ocorrerá no mês de abril, em Cândido de Abreu. A banda também irá participar do Campeonato Paranaense, que será em setembro, mas ainda sem local definido. E do Campeonato Sul-Brasileiro, no Rio Grande do Sul.

De acordo com o maestro Santos, para participar, a pessoa não precisa saber tocar os instrumentos. Tudo é ensinado após a entrada na banda (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

INSCRIÇÕES

Para participar da Banda Jovem, os interessados devem ter entre 10 e 14 anos e estarem regularmente matriculados. As inscrições ficam abertas até 28 de fevereiro e podem ser feitas na sede da Banda Jovem, que fica na rua Guaíra, 1.920, em frente ao Conselho Tutelar.

No ato da inscrição é necessária a apresentação de uma cópia do RG do inscrito e do responsável, além de um comprovante de residência.

 

**********Confira matéria em vídeo sobre a Banda Jovem: