Banda Ira! apresenta antigos hits e ‘pérolas’ em versões folk no novo DVD

A banda paulistana ‘despe’ suas conhecidas canções roqueiras em versão ‘voz e violão’ para o show de seu DVD. O material conta ainda com as participações especiais de Yamandu Costa e Fernanda Takai

Antes dos clássicos versos Só depois de muito tempo fui entender aquele homem/Eu queria ouvir muito, mas ele me disse pouco, um empolgado duelo de cordas entre Edgard Scandurra e Yamandu Costa. À ação do aço na mão esquerda do guitarrista, o violonista tirou caprichadas notas nas cordas de nylon.

A inspirada introdução de Dias de Luta é provavelmente o grande momento do show Ira! Folk, recém-lançado no formato de DVD. Gravado em 11 de março de 2017 diante de uma plateia cativa no Citibank Hall, em São Paulo, o material resulta da turnê banquinho e violão da banda paulistana Ira! ao longo de um ano.

Únicos remanescentes da formação original, Nasi (voz) e Edgard Scandurra (guitarra e voz) têm apostado no formato folk para teatros e casas menores. Misto de acústico com alguns instrumentos elétricos, esse projeto despe as conhecidas canções do Ira! em versões apenas com voz, violões, baixolão (espécie de contrabaixo acústico) e piano.

Nessa proposta, a dupla Nasi/Scandurra se esforça em apresentar a essência de músicas com mais de 30 anos de história: Mudança de Comportamento, Envelheço na Cidade, Núcleo Base, entre outras.

É o caso, por exemplo, da própria Dias de Luta. Na versão folk, essa canção perdeu o peso e o punk daquele famoso riff introdutório (tan tan tan tan, tantan… tan tan tan tan, tantan…), que é adorado pelos fãs da banda. Mas ganhou em virtuosismo e novas tonalidades no duelo entre Scandurra e Yamandu.

Show foi gravado em SP (Reprodução)

REPERTÓRIO

Outro achado do novo DVD do Ira! foi resgatar músicas do labo B de seu repertório, fugindo um pouco das obviedades. Um bom exemplo é Mesmo Distante, composição de Scandurra gravada em Psicoacústica (1988). Última faixa desse histórico disco, era um trabalho pouco conhecido do grande público.

Aliás, a dupla do Ira! ainda aproveitou a experimental Rubro Zorro e o reggae Receita para se fazer um herói desse LP que completa 30 anos de história em 2018.

Nessa linha de obscuridades, a banda cavou fundo e apareceu com uma versão folk de Perigo, composição de Scandurra e Arnaldo Antunes. O material apareceu pela primeira vez em Música Calma para Pessoas Nervosas (1993).

Do álbum de estreia, Mudança de Comportamento (1985), foram três composições: a faixa-título, Núcleo Base e Tolices. Já de Vivendo e não aprendendo (1986): Envelheço na Cidade, Dias de Luta, Flores em Você e Quinze Anos.

ACÚSTICO

Na verdade, Ira! Folk é uma espécie de desdobramento do Acústico MTV (2004), talvez o maior sucesso comercial da trajetória da banda. Naquela época, a banda paulistana ainda tinha Ricardo Gaspa (baixo) e André Jung (bateria) naquela formação mais conhecida do grande público. Lembrando que nos primórdios da banda, nos anos de 1980, Nasi e Scandurra contavam com outros músicos nas fileiras do Ira! (caso, por exemplo, de Charles Gavin, que depois foi para os Titãs).

Cercado de percussão e cordas, esse acústico de 2004 também despiu as conhecidas músicas da banda e tirou do limbo pérolas como O Girassol (de 7, lançado em 1996) e Tarde Vazia (de Clandestino, lançado em 1990).

Não por sinal, o DVD folk apresenta novas versões dessas duas composições. Sem contar Flerte Fatal, também do Acústico MTV.

PARTICIPAÇÕES

Além do violão de Yamandu Costa, Ira! Folk ainda tem a participação especial de Fernanda Takai (vocalista do Pato Fu) nas faixas Telefone, da oitentista banda Gang 90 & Absurdettes; e Tolices.

Curiosamente, Fernanda já havia emprestado sua voz para Telefone, no álbum do Ira! Isso é Amor (1999), e o próprio Pato Fu fez uma versão eletrônica de Tolices no disco Ruído Rosa (2001).

Scandurra e Nasi são os remanescentes da formação original (Assessoria)

BASE

Na banda de apoio a Nasi e Scandurra, o projeto folk conta com Daniel Scandurra (baixolão), que é filho do guitarrista canhoto; e Johnny Boy Chaves (piano e violão), velho conhecido do Ira! e um dos ícones do rock brasileiro.

HISTÓRIA

Formado em 1981, o Ira! gravou 12 discos de estúdio (incluindo um compacto) e dois álbuns ao vivo até a sua dissolução em 2007. Seis anos depois, Nasi e Edgard Scandurra reataram a amizade musical e a banda retornou com novos integrantes de apoio, em turnê pelo Brasil a partir de 2014.

O DVD Ira! Folk é o primeiro registro da nova fase. O material (R$ 33,9) pode ser adquirido em sites de livrarias.

 

O 'duelo' entre Scandurra e Yamandu