Autor de Guarapuava apresenta o livro ‘A aparição da rua Guaíra’

O escritor Denis Santos chega ao sétimo livro em “A aparição da rua Guaíra”, seu mais recente lançamento. A trama de terror se passa em um sobrado fictício, localizado na tradicional rua Guaíra do município de Guarapuava

Um gafanhoto pousou num poste de jardim – instalado em um dos sobrados da rua Guaíra (número: noventa mil e vinte). No mesmo sobrado, num dos quartos – o da direita, segundo andar – única claridade que chegava à janela, pelo lado interno, foi desligada.

Nesse clima de mistério, inicia a narrativa de A aparição da rua Guaíra, o novo livro do escritor Denis Santos.

Policial militar na maior parte do tempo em Guarapuava e escritor nas horas vagas, Santos chega à marca de sete livros publicados no mundo das letras.

Em A aparição da rua Guaíra, o autor apresenta a história de um professor que traduzia um livro, mas que acaba morrendo. O material fica perdido na casa onde ele morava. Como a sua esposa queria muito a obra, contrata uma mediadora sobrenatural para encontrá-la. O problema é que o plano não segue do jeito que foi combinado.

Segundo Santos, a escolha da tradicional rua Guaíra como cenário da narrativa foi uma forma de levar o nome de Guarapuava para todo o mundo.

Aliás, o sobrado da história é inventado e não existe em uma localização específica dessa via. Quando estou na escrivaninha, criando minhas histórias, eu costumo focar na criatividade, explicando que poderia ser um sobrado ou uma casa qualquer. Enfim, é uma obra de ficção baseada em fatos reais.

O escritor destaca que, na verdade, seu objetivo foi de se aproximar o máximo possível da realidade.

É no livro que você consegue descarregar todo o estresse

CARREIRA

Um pouco antes de ingressar na Polícia Militar, por volta do ano de 2000/2001, Denis Santos deu os primeiros passos no universo das letras. Mas o primeiro livro que escrevi na íntegra foi em 2002, revela o escritor.

De lá pra cá, ele produziu quase 30 obras, sendo que sete delas ganharam formato de livro, principalmente em edições independentes. Ou seja, Santos tem bastante material de gaveta, que um dia pode chegar às mãos dos leitores.

Porém, o autor tem consciência de que os primeiros dez livros são de uma fase mais incipiente de sua escrita. Eu escrevia com muita paixão, muito gosto, respeito e carinho. Mas relendo alguns títulos, eu vejo o quanto estava num começo de tentar aprender a escrever, explicando que hoje tem mais domínio da palavra e da construção das frases. A gente vai melhorando.

Inclusive, ele se preocupa também com o ritmo da narrativa, trabalhando para deixar os capítulos mais empolgantes.

Capa do novo livro do escritor de Guarapuava

PUBLICAÇÃO

De pequenas tiragens em edições independentes, a produção de Denis Santos passou para uma nova fase.

Por exemplo, A aparição da rua Guaíra saiu pelo Clube de Autores, um serviço em que as obras são feitas sob demanda. Em outras palavras, significa que as cópias são impressas de acordo com a demanda: a cada compra no site, a editora produz apenas uma unidade em papel que é vendida a R$ 29,57; mas tem também a versão em e-book (arquivo em PDF), ao custo de R$ 12.

TERAPIA

Como todos devem imaginar, a profissão de policial militar envolve uma tensão diária. Para aliviar esse contexto, Denis Santos encontrou na escrita uma espécie de terapia, um modo de se distanciar desse mundo mais pesado.

É no livro que você consegue descarregar todo o estresse, diz, acrescentando que os colegas do 16º Batalhão de Polícia Militar o incentivam para continuar nessa carreira literária. Sempre me contam histórias e falam algumas coisas que poderiam colocar no livro.

E, para o ano que vem, o autor programa o lançamento do livro A escritora da Praça Cleve.

SERVIÇO

Para adquirir o novo livro de Denis Santos, acesse o site do Clube de Autores (CLIQUE AQUI).

Outras informações sobre a produção do autor podem ser obtidas em seu blog pessoal (CLIQUE AQUI); e no blog Poemas do Lago (CLIQUE AQUI).

Quem quiser, pode fazer contato diretamente com o autor, pelo WhatsApp (42) 9.9854-2564.