Aumentar espaço para calçadas é uma das propostas do plano de mobilidade

Essa medida é conhecida como ‘moving the curb’, e visa a eliminação de estacionamentos em um dos lados das ruas; proposta é possível a curto prazo, com implantação até 2024 na famosa ‘terra do lobo bravo’

Através de um diagnóstico sobre a mobilidade urbana na terra do lobo bravo, o plano apresentado pela Urbtec prevê um considerável aumento do espaço para calçadas na região central da cidade. 

Em linhas gerais, a medida conhecida como moving the curb nada mais é que a diminuição da pista de rolamento com a retirada de um lado da faixa de estacionamento. Com isso, os pedestres ganham uma maior área para circulação. 

De acordo com o plano, a medida inclui a sinalização da área através de pintura no asfalto, e da instalação de balizadores ou floreiras no limite entre o passeio e a rua. 

Essa solução paliativa é sugerida a fim de diminuir os custos de implantação e viabilizar a proposta a curto prazo, além de dar personalidade à área calma, consta no plano. 

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Essa priorização aos pedestres pode ocorrer nas ruas Capitão Frederico Virmond, Senador Pinheiro Machado, Padre Chagas, Guaíra, Dr. Laranjeiras, Barão do Rio Branco, Marechal Floriano Peixoto, Getúlio Vargas e Saldanha Marinho, em trechos do Centro. 

CENTRO

O plano de mobilidade aponta que as adequações específicas no calçamento foram propostas para locais em que há grande fluxo de pessoas e que possuem boas notas com relação à atratividade, referindo-se às fachadas de comércios e serviços. 

A área de intervenção definida está contida entre as ruas Saldanha Marinho e Marechal Floriano Peixoto e entre as ruas Senador Pinheiro Machado e Barão do Rio Branco”, aponta.

De modo geral, a proposta é a adoção de um tráfego calmo nessa área, com velocidade máxima de 30 km/h. Essa medida tornará a região mais acessível aos pedestres e ciclistas, pois além de diminuir os acidentes, o volume de ruídos e poluição atmosférica também reduzem, consta no plano. 

Além do moving the curb, que poderá ser adotado em algumas ruas, as mudanças na área central da cidade incluem a implantação de um circuito verde, adequação da pavimentação e da sinalização, implantação de ciclovias e outras ações.