Aula Inaugural marca primeiro dia de aula do curso de Medicina da Unicentro

O início da primeira turma do curso de Medicina, no campus Cedeteg em Guarapuava, ficará marcado na história da universidade e também na vida de cada um dos 40 estudantes matriculados

Um sonho antigo que, agora, é uma realidade para a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e para as comunidades das regiões centro-sul e centro-oeste do Paraná. O início da primeira turma do curso de Medicina, no campus Cedeteg em Guarapuava, ficará marcado na história da universidade e também na vida de cada um dos 40 estudantes matriculados.

É algo muito importante para mim. Não é todo dia que abre um curso de Medicina, ainda mais em uma universidade tão conceituada quanto a Unicentro. Então, fico bem feliz com isso, comemora o acadêmico Marcos Douglas Ribeiro. É um momento de celebração, de conquista de algo que a universidade sonha há muito tempo e, por outro lado, é um momento de desafios, é um novo desafio a construção desse curso. Nós estamos felizes, muito felizes por esse momento, completa o coordenador do curso, professor David Figueiredo.

A primeira semana letiva do curso de Medicina foi pensada para acolher os estudantes. Eles vão conhecer os docentes, o curso, os diferenciais, o Hospital Regional e vão se inteirar das metodologias que nós vamos aplicar. Durante a noite, optamos por trazer profissionais de fora, com uma experiência maior, para que eles possam ter contato com gente de referência, detalhou o professor David.

Para recepcionar os novos acadêmicos, foram programadas diversas atividades. A primeira delas foi uma Aula Inaugural. A conferência O profissional do Futuro foi proferida pelo professor de Clínica Médica da Universidade de Campinas (Unicamp), Jamiro da Silva Wanderley. Em qualquer profissão tem que se aprimorar um pouco mais. Tem a parte técnica que tem que ser bem trabalhada, mas, principalmente, as nossas percepções. Como é que anda o nosso olhar, o nosso escutar? Como é que anda o nosso raciocínio? Como é que a gente faz para ter a melhor abordagem para aquelas pessoas que precisam de cuidado, explica o professor sobre a tônica da palestra.

Para recepcionar os novos acadêmicos, foram programadas diversas atividades.
A primeira delas foi uma Aula Inaugural (Foto: Coorc/Unicentro)

EXPECTATIVA

A aula inaugural lotou o auditório e aumentou a expectativa dos novos estudantes. Ana Flávia de Melo Kaminski, por exemplo, é uma das acadêmicas que ingressaram no curso por meio do Programa de Avaliação Continuada (PAC) da Unicentro.

Para ela, as primeiras atividades do ano letivo já mostram um pouquinho de como será o período de graduação. A expectativa é muito grande porque é a primeira turma e a responsabilidade em cima de nós é muito grande também. Então, a expectativa é que seja um bom curso porque tem tudo para ser um bom curso já que ele conta com uma estrutura boa e um corpo docente excelente.

Esse é só o começo da formação dos futuros médicos. Para obter sucesso nessa jornada, além do empenho individual, como destaca o professor David Figueiredo, os acadêmicos poderão contar com o apoio de toda a universidade e com o incentivo de um corpo docente qualificado e comprometido. Quem quer ser médico tem que aprender que vai ter que estudar sempre, para o resto da sua vida. Os docentes estão no momento de empolgação, sentindo um desafio novo. Então, os acadêmicos podem esperar um corpo docente preparado, cheio de desafios e de sonhos. Nós queremos envolvê-los na Iniciação Científica, mostrar para eles a pesquisa. Eles vão ter bastante trabalho durante esses anos que estarão conosco aqui, afirma.