Audiência Pública Final do Plano de Mobilidade ocorre nesta quinta (17)

A reunião terá início às 18h30, na Faculdade Guairacá. Irão participar da audiência representantes da Urbtec, equipe técnica municipal, grupo de acompanhamento, representantes do Poder Executivo e Legislativo e população em geral

A Prefeitura de Guarapuava, através da Setran (Secretaria de Trânsito e Transportes), promove nesta quinta-feira (17) a Audiência Pública Final do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava.

A reunião terá início às 18h30, na Faculdade Guairacá. Irão participar da audiência representantes da Urbtec, equipe técnica municipal, grupo de acompanhamento, representantes do Poder Executivo e Legislativo e população em geral.

Nesta etapa final serão apresentadas as diretrizes e propostas do plano de ação e a minuta da Lei do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava. Essa audiência é a oportunidade para a população conhecer algumas ações propostas pela equipe técnica e também ter a possibilidade de sugerir ideias que possam contribuir para melhorar o trânsito e a mobilidade de Guarapuava, destacou o secretário de Trânsito e Transportes, Airson Horst.

Em entrevista recente ao CORREIO, o titular da pasta explicou que o Plano deve ser concluído até o final de outubro e sua minuta encaminhada em seguida para a Câmara de Vereadores, onde será apreciada, votada e se tornará lei.

Na visão de Horst, a participação da população surpreendeu positivamente ao longo do processo de estudos e produção do Plano em 2019. Em algumas oficinas [comunitárias], alunos de faculdade participando, discutindo. As instituições também se reunindo e discutindo. Nós, na Secretaria, e a empresa [Urbtec] têm recebido contribuições da população, disse, destacando seu entusiasmo com um Plano que foi construído de maneira coletiva.

Segundo o secretário, o Plano estabelece ações de curto a longo prazo, nos próximos dez anos, pensando na Guarapuava do futuro. A participação é resultado do conjunto de ações que o município vem tomando com relação ao trânsito de Guarapuava, informando que, desde que a Setran iniciou suas atividades em março de 2018, houve uma redução no número de acidentes em um cenário de fortalecimento da sinalização na cidade e de incremento em atividades educativas.

HISTÓRICO

Em fevereiro deste ano, a Urbtec deu início às pesquisas e atividades a partir da assinatura da ordem de serviço para o Plano de Mobilidade Urbana.

O objetivo do Plano é proporcionar além de infraestrutura e sistemas de transporte, uma consciência ambiental, com utilização correta dos recursos do planejamento urbano e melhora da qualidade de vida da população.

As etapas do desenvolvimento urbano abordaram o plano de comunicação, relatório de diagnóstico, relatório de prognóstico, plano diretor de mobilidade urbana, plano de implantação, gestão e monitoramento e relatório final.

Ao longo desses meses, também foram realizadas oficinas comunitárias, reuniões técnicas e a primeira audiência pública.

SERVIÇO

Audiência Pública Final do Plano de Mobilidade Urbana de Guarapuava

Data: 17/10/2019 (quinta-feira)

Horário: 18h30

Local: Faculdade Guairacá