Alunos da Rede Municipal são premiados no Projeto Aquarela da Vida

Eles produziram histórias em quadrinhos com o tema “Meio Ambiente: A Guarapuava que eu quero”, com o objetivo de compreender a percepção infantil sobre o assunto, retratando questões ambientais do município

O Teatro Municipal recebeu nesta terça-feira (22) os alunos finalistas do projeto Aquarela da Vida.

Eles produziram histórias em quadrinhos com o tema Meio Ambiente: A Guarapuava que eu quero, com o objetivo de compreender a percepção infantil sobre o assunto, retratando questões ambientais do município. Os cinco melhores trabalhos foram premiados.

Vocês alunos são grandes vencedores. Pelo menos uma sementinha da consciência ambiental foi plantada no coração de vocês, disse o secretário de Meio Ambiente, Celso Araújo.

As histórias foram escritas e ilustradas pelos alunos do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal. Em cada escola foram selecionadas e enviadas duas produções para avaliação da comissão multidisciplinar da Secretaria de Meio Ambiente, que escolheu as cinco melhores.

Eu me senti muito feliz por ganhar hoje, porque é meu último ano nessa escola e eu me esforcei para deixar minha marca. Estudar sobre o meio ambiente é muito importante porque isso vai fazer com que eu seja uma cidadã consciente e responsável, enfatizou a aluna vencedora, Ana Luiza Araújo. A importância de trabalhar o tema com os alunos é fundamental porque os bons hábitos são formados enquanto eles são pequenos. Esse prêmio é importante para estimular os alunos a continuarem participando dos projetos. Só vem agregar no projeto pedagógico da escola, destacou a diretora da Escola Municipal Carolina G. Franco, Rosane Capelário dos Santos.

ORIGEM

O projeto Aquarela da Vida é executado desde 2017 com as mesmas turmas concorrentes hoje. No primeiro ano foram produzidos desenhos, no segundo dissertações e, neste ano, histórias em quadrinhos. Pudemos fazer um acompanhamento da visão deles com relação ao meio ambiente, agora vamos fazer um apanhado geral dessa percepção nesses três anos. Crianças, parabéns pelo projeto que vocês nos ajudaram a construir, explicou a diretora do Departamento de Educação Ambiental da Prefeitura e coordenadora do projeto, Maristela Ferreira.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, com apoio do Conselho Municipal do Meio Ambiente. As escolas, professores, Secretaria de Educação, funcionam como nossos multiplicadores porque como não conseguimos falar com cada aluno, temos estes projetos justamente para que nas pequenas ações possamos atingir a todos sobre a questão do meio ambiente, acrescentou o secretário.

(Foto: Secom)

ESCOLAS

As escolas vencedoras receberam uma Smart TV 32?; os autores dos cinco melhores textos e os professores responsáveis por eles ganharam troféu e tablet; todos os autores selecionados levaram medalhas e os professores, certificados de participação. As histórias em quadrinhos selecionadas serão publicadas em forma de livreto para serem distribuídos nas escolas.

ESCOLAS E AUTORES PREMIADOS

Escola Municipal Professor Francisco Contini

Diretora: Sofia Nunes Pereira

Professora Responsável: Lidia Eduvirges Borecki

Aluno: Kauan Bassaneis Santa Ana

Escola Municipal Carolina G. Franco

Diretora: Rosane Capelário dos Santos

Professora Responsável: Marines Lobackinski

Aluna: Ana Luiza Araujo Pereira

Escola Municipal Alcindo de França Pacheco

Diretora: Roselinda de Fátima Nunes Chiaro

Professora Responsável: Maria Aparecida Nunes

Aluno: Rafael A. M. Poliniak

Escola Municipal São Pedro

Diretora: Patrícia Mayer Rodrigues Bilek

Professora Responsável: Nerli de Mattos

Aluna: Maria Clara Mierzva Lima

Escola Municipal Iná Ribas Carli

Diretora: Maria Luisa Pedroso Hiller

Professora Responsável: Claudia Terezinha

Aluna: Heloísa Leal de Sene