Agência do Empreendedor comemora a conquista da certificação Selo Ouro do Sebrae

Para comemorar, a equipe da Agência do Empreendedor reuniu os parceiros que contribuem para essas e outras conquistas. O evento aconteceu no Café Colonial Rural da Dona Olga

A Agência do Empreendedor, vinculada ao programa Guarapuava Empreendedora, da Prefeitura, recebeu o Selo Ouro de Referência em Atendimento.

O prêmio é concedido pelo Sebrae/PR aos parceiros que desempenham excelente atendimento aos empreendedores e empresários, promovendo assim a sustentabilidade e competitividade dos pequenos negócios.

Para comemorar, a equipe da Agência do Empreendedor reuniu os parceiros que contribuem para essas e outras conquistas. O evento aconteceu no Café Colonial Rural da Dona Olga, que abriu sua casa para receber visitantes na rota turística Caminho de São Francisco e é uma MEI (Micro Empreendedora Individual).

O prefeito destacou que sente orgulho do trabalho sólido que foi construído pela atual administração com a iniciativa privada. Essa é uma política pública consistente que tem toda condição de ser permanente, pois a própria sociedade não permitirá a descontinuidade, disse.

PARCERIAS

Para a reunião, a coordenadora da Agência do Empreendedor, Ana Claudia Klosouski, falou da importância das parcerias para que a agência tenha êxito e tenha se tornado referência para outras cidades e estados. Nosso sucesso tem a atuação de cada um de vocês que está aqui. Juntos estamos fazendo a diferença e temos de comemorar esses resultados, afirmou, se dirigindo aos representantes do Sebrae, Sicredi, Corpo de Bombeiros e secretarias municipais, além de MEIs formalizados na agência de Guarapuava.

Outro motivo para a comemoração foi a indicação do Prefeito Cesar Silvestri Filho, mais uma vez, como finalista o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, que valoriza projetos que mostram a força dos pequenos negócios para o desenvolvimento dos municípios. Guarapuava é finalista na categoria Desburocratização e Implementação da RedeSimples. As pessoas ganham prêmios não porque tiveram uma ideia, mas porque a ideia deu resultados. Por exemplo, a agência formaliza hoje cerca de 7 Meis por dia, de forma desburocratiza, podendo o alvará ficar pronta em poucas horas. Isso é resultado. Isso é o mais importante, observou Cesar Filho.

Equipe da Agência do Empreendedor de Guarapuava
(Foto: Secom/Prefeitura)

PROGRAMA

A equipe da Secretaria de Turismo também participou para apresentar o programa Guarapuava Turística 2026, que engloba diversos projetos, como Caminho de São Francisco, Caminho do Malte, Região Serrana do Paraná, entre outros. Nós queremos receber os turistas, mas também queremos que os guarapuavanos conheçam Guarapuava. Nós temos belezas naturais, gastronomia, cultura e história riquíssimas, então nos ajudem a mostrar cada vez Guarapuava, ressaltou o vice-prefeito e secretário de Obras e de Turismo, Itacir Vezzaro.

Café Colonial Rural da Dona Olga marca o início do Caminho de São Francisco. Moradora da região, dona Olga diz que não imaginava que abrir sua casa traria tantas alegrias. Nós tivemos uma reunião com a secretaria de Turismo que nos apresentou o projeto em julho e logo em 2 de agosto recebemos o primeiro grupo. Fomos adaptando, comprando mais mesas e este ano já ampliamos. O que era um barracão de máquinas virou área de recepção para 150 pessoas, conta Olga Nascimento, que tem orgulho de produzir praticamente tudo o que serve aos visitantes.

E não é pouca coisa. O cardápio atrai todos os gostos. Das geleias e doces ao virado e queijos, passando pelos bolos e linguiças. Tudo é feito aqui, só o açúcar que não e o feijão que adquirimos de produtores familiares aqui mesmo da região. Esse é o nosso diferencial, relatou a sobrinha de Olga Nascimento, Marizeli Iastrenski Silva, que auxilia na recepção dos visitantes e administração do café.