Aberto Internacional de Xadrez reafirma Guarapuava como referência na modalidade

A entrega dos prêmios foi marcada pela presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, juntamente com a família Kaminski, o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, o árbitro internacional, Uvencio Hernández, e o diretor do torneio, Cesar Souza

Reunindo grandes enxadristas da América Latina, o 1º Aberto Internacional de Xadrez terminou no fim de semana passado, com mais de 50 competidores na Sociedade Atalaia, em Guarapuava.

As competições foram divididas em duas modalidades: rápida e blitz. As disputas colocaram em primeiro lugar o brasileiro Roberto Molina, que veio de Minas Gerais para Guarapuava pela fama positiva dos torneios paranaenses. Meu gosto pelo esporte começou aos sete anos. Aprendi com meus pais e desde então, sou muito grato ao xadrez. Sempre ouvi que os torneios do Paraná têm um grau de excelência, não esperava por este prêmio, estou muito feliz, declarou o campeão.

No domingo (11), o vencedor foi o mestre argentino do xadrez, Sandro Mareco, que se destacou nas partidas de cinco minutos, da categoria blitz. Eu joguei os dois torneios e o blitz é interessante. Acho que é o melhor rápido que teve esse ano aqui no Brasil, elogiou.

SUCESSO

Para o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, o sucesso do campeonato mostrou o resultado de um investimento no esporte local. Estamos promovendo o xadrez em Guarapuava há dois anos por meio da Escola de Campeões, e mostramos que temos essa capacidade de retornar a ser um centro do esporte. Além de um campeão brasileiro, tivemos também um guarapuavano entre os 10 melhores durante toda a competição, avaliou o secretário.

Trazendo orgulho para o município, Eduardo Dotorivo de Sousa, recebeu destaque na categoria de melhor guarapuavano. Para ele, a competição trouxe a lembrança do Torneio Mundial de Xadrez em Guarapuava, organizado pelo homenageado nesta edição, o enxadrista Hermes Kaminski. Quando Guarapuava foi sede do Torneio Mundial eu fui prestigiar! Eu já participei de 19 torneios e ter um evento na nossa cidade, com este nível, deu para melhorar muito a performance, afirmou o ganhador.

PLANOS

Além dos mestres, todas as idades puderam se enfrentar nos tabuleiros. A entrega dos prêmios foi marcada pela presença do prefeito Cesar Silvestri Filho, juntamente com a família Kaminski, o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, o árbitro internacional, Uvencio Hernández, e o diretor do torneio, Cesar Souza.

Com as expectativas da competição superadas, estão surgindo novos planos para o desenvolvimento do esporte na cidade. A partir desse torneio estamos prospectando uma equipe forte para os Jogos Abertos, através dos destaques vistos aqui. Vamos resgatar os talentos que já temos, podendo incentivar novos também, destacou o secretário.

Para o secretário de Esportes e Recreação, Pablo de Almeida, o sucesso do campeonato mostrou o resultado de um investimento no esporte local (Foto: Secom)

SESC

Simultaneamente ao torneio, o Circuito Sesc realizou uma etapa escolar com 224 participantes, alcançando sucesso no maior número de participantes do Paraná. Em parceria com a Prefeitura de Guarapuava, a realização do evento teve como parceiros, o Centro de Excelência de Xadrez, apoio da família Kaminski, Governo do Estado do Paraná, da Federação de Xadrez do Paraná, Sesc-PR e EB Edições.

VENCEDORES DE CADA CATEGORIA

Torneio Rápido – Classificação Geral

1° lugar: Roberto Molina

Melhor Feminino: Maria Florencia Fernandez

Melhor Idoso: Carlos Garcia Palermo

Melhor Juvenil: Igor Cadilhac

Melhor Cadete: Romulo Mota

Melhor guarapuavano: Eduardo Dotorivo de Sousa

Melhor Não Titulado: Ramon Gamarra

Melhor Sub-2200: Geanfrancesco Pereira

Partida Mais Brilhante: Leandro Perdomo

Torneio Blitz – Classificação geral

1° Sandro Mareco

Melhor Feminino: Maria Florencia Fernandez

Melhor Idoso: Vitorio Chemin

Melhor Juvenil: Igor Cadilhac

Melhor guarapuavano: Eduardo Dotorivo de Sousa

Melhor Não Titulado: Marcos Blanco

Fotos: Secom e Federação Paranaense de Xadrez