Aberta a 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná

Promovida pela Secretaria de Estado da Cultura, evento acontece em Guarapuava. A abertura recebeu 350 pessoas que assistiram à apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira

Aconteceu nesta terça-feira (16), no Teatro Municipal, em Guarapuava, a abertura da 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura. O evento recebeu cerca de 350 pessoas que assistiram à apresentação da Orquestra Paranaense de Viola Caipira. Foi aberta também a Feira de Artesanato Paranaense, que vai funcionar durante os três dias de evento, até quinta-feira (18). Confira aqui a programação completa.

O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho, que esteve na abertura, afirma que a mostra atrai o olhar da cena cultural do Estado para o município. Agradecemos à secretaria por reconhecer Guarapuava como um palco para sediar esse evento. Temos a expectativa de trazer público de toda a região e estimular a cena cultural local, para fazer com que a cidade passe a ser referência para o Estado como um lugar que recebe cultura de qualidade, afirma.

O espetáculo do grupo de violeiros, vindos do município de Cascavel, trouxe mais da música caipira, com canções regionais e grandes clássicos, como Chalana, Tocando em frente e Moreninha linda, que emocionaram o público, como a guarapuavana Clair Martins. Foi muito bom Revivi minhas músicas, minhas raízes, as músicas do meu tempo. Espero ver mais eventos assim aqui’, disse ela.

Outra moradora da região reconhece a importância do evento para a cidade. Veio para engrandecer e aprimorar nosso conhecimento, enriquecer nossa cultura, despertando o prazer em conhecer músicas novas e boas”, afirmou a advogada Denise Abreu Turco.

O primeiro dia foi marcado também pela inauguração da Feira de Artesanato Paranaense, que conta com artesanato local de Guarapuava e de outras regiões do Paraná, como Prudentópolis, com a arte ucraniana, Assaí, que trouxe o artesanato japonês, além de diversos artigos da arte indígena feitos por tribos paranaenses, artesanato reciclado, com obras de arte feitas com pneu, originais do município de Cantagalo, entre outros artefatos. A feira funciona das 10h às 19h, até o dia 18.

Apresentação da Orquestra emocionou a plateia do Teatro Municipal

PROGRAMAÇÃO

A 2ª Mostra de Arte Popular do Paraná acontece até a próxima quinta-feira (18) no Teatro Municipal de Guarapuava e promove mesas-redondas, debates, palestras, feira de artesanato, apresentações de danças típicas, como fandango, samba e hip-hop, entre outras atrações.

Nesta quarta-feira a programação continua. À tarde, às 16h, é a vez do Grupo de Fandango Mestre Brasilio, de Paranaguá, e, às 17h, o grupo de cultura indígena Jykre Há se apresenta.

No último dia da mostra, às 9h, acontece a palestra Cultura Popular e Patrimônio Imaterial, com a socióloga pernambucana Jacira Franca. Ainda pela manhã, uma mesa-redonda, composta por técnicos e artistas populares, debate os desafios das manifestações populares e tradicionais. As atividades da manhã encerram com a exibição do documentário Benzedeiras de Ponta Grossa.

Durante a tarde, as atividades continuam: às 15h30 tem a apresentação do Grupo Coletivo Afrossambas, de Ponta Grossa e, às 17h, é a vez do Grupo Fogança de dança folclórica de Maringá. Às 18h20, o grupo de hip-hop Hustle Rockers, de Cascavel, diverte o público. O encerramento contará com a performance do grupo de hip-hop SULReal I'a Crew, de Apucarana.