‘A readequação do que já existe é o grande desafio’, diz presidente do Crea-PR

Durante a 3ª edição do Fórum de Acessibilidade, o presidente Ricardo Rocha de Oliveira ressaltou que ainda ‘há muito o que se fazer’ no que diz respeito à acessibilidade no meio urbano

A questão da acessibilidade no espaço urbano foi o tema de uma ampla discussão realizada na tarde desta segunda-feira (13) no campus Santa Cruz da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), a 3ª edição do Fórum de Acessibilidade buscou promover um diálogo entre as entidades e os poderes públicos que atuam na área.

De acordo com o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, em relação aos últimos anos houve avanços na questão das políticas de acessibilidade, mas ainda há muito o que se fazer em equipamentos públicos e privados.

Em termos de legislação, de hoje para frente não devemos enfrentar grandes problemas, porque os novos projetos já incorporam essas políticas. O grande desafio é na readequação de espaços que já existem, afirmou.

Nesse sentido, há uma atuação conjunta com o Ministério Público do Paraná (MP-PR) para identificar os problemas em edificações e apresentar ao Crea-PR.

Quando a gente fala em calçadas, por exemplo, é só você andar nas ruas para ver as dificuldades. Quem tem alguma deficiência não consegue se locomover, ou quando conseguem têm dificuldades… as pessoas caem e quebram braços, pernas, explicou Edson Perez Guerra, coordenador estadual da comissão de acessibilidade do conselho.

DA TEORIA PARA A PRÁTICA

As atividades do fórum, além das palestras que abordam questões como as adequações em calçadas e as tecnologias assistivas, buscam também dar encaminhamentos práticos para a melhoria dessas políticas.

Rocha ressalta que o modelo tem sido inovador, já que apresenta uma interação objetiva com órgãos públicos, que a partir das discussões podem incorporar modificações em leis ou criar novos programas e projetos de mobilidade urbana. É uma forma do Crea-PR interagir com a comunidade, aponta o presidente.

Dentro dessa perspectiva, foi realizada uma vivência entre os participantes do fórum, em que as pessoas sentiram na pele as dificuldades impostas pela falta de acessibilidade nesses espaços. Através dessa vivência, a conscientização certamente se torna melhor, completa.

De acordo com o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, em relação aos últimos anos houve avanços na questão das políticas de acessibilidade (Foto: Douglas Kuspiosz/Correio)

MANUAL

A coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Célia Neto Pereira da Rosa, apresentou no evento o Manual Prático de Acessibilidade do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), que foi lançado em fevereiro deste ano.

Os fiscais, quando vão a campo, têm um ‘checklist’ que está nesse manual. Todos estão informando que estão usando o material, ressalta Edson.

Além disso, o Crea-PR também conta com um guia prático para projetos de adaptação e um caderno técnico de acessibilidade. Esses materiais podem ser acessados AQUI e AQUI, respectivamente.

MÚSICA

Antes do início das atividades, uma banda formada por membros da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (Apadevi) se apresentou no palco do auditório Francisco Contini. No setlist estavam clássicos do rock brasileiro, caso da música À Sua Maneira, da banda Capital Inicial; e Sweet Child O’ Mine, do grupo norte-americano Guns N’ Roses.