A partir de março, região de Guarapuava terá Caminhadas na Natureza

A agenda divulgada pelo Emater aponta que a ‘terra do lobo bravo’ terá o Circuito São Francisco no dia 15 de março; caminhadas incluem passeios diurnos e noturnos, rotas de cicloturismo e até remada. No ano passado, cerca de 70 mil caminhantes participara

O Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater divulgou o calendário de 2020 das Caminhadas Internacionais de Natureza que serão realizadas no Paraná, com roteiros de trajetos diurnos e noturnos, rotas de cicloturismo e até remada.

Na região de Guarapuava, o primeiro evento está marcado para o dia 15 de março, justamente na famosa terra do lobo bravo, com o Circuito São Francisco.

Durante o mês de abril, os municípios de Rio Bonito do Iguaçu (dia 19) e Manoel Ribas (dia 21) serão sede da caminhada, com o Caminho da Reforma Agrária e o Circuito Barra Santa Salete, respectivamente.

Já o município de Pinhão irá receber três circuitos diferentes do evento ao longo deste ano. O primeiro está marcado para o dia 31 de maio, com a Caminhada de Cata ao Pinhão; depois, no dia 20 de setembro, haverá o Circuito da Primavera Caminho das Azaléias; por fim, em 13 de dezembro, será realizado o Circuito das 7 Cachoeiras.

Em maio, também o município de Cantagalo irá receber o Circuito dos Tropeiros (dia 17); já em agosto, Pitanga será sede do Circuito da Família (dia 2) e Turvo terá o Circuito Terra dos Pinheirais (dia 23).

De acordo com a gestora estadual de Turismo Rural do instituto, Terezinha Busanello Freire, as caminhadas são uma forma de fazer girar a economia no campo. As caminhadas são gratuitas, mas os agricultores sempre têm a oportunidade de servir um almoço ou café da manhã e vender os produtos feitos por eles aos caminhantes, explica.

No seu ponto de vista, mais do que um esporte saudável, esses circuitos permitem que as pessoas conheçam o meio rural, aprendam a conservar o meio ambiente e a valorizar os produtores locais, além de gerar renda aos agricultores.

(Foto: Divulgação/ANPr)

PARANÁ

A nível estadual, o calendário divulgado pelo instituto traz 160 circuitos até o mês de dezembro. No ano passado, aproximadamente 70 mil caminhantes participaram dos passeios.

O Estado também concentra mais da metade dos cerca de 300 circuitos brasileiros catalogados pela Anda Brasil, a Confederação Brasileira de Esportes Populares, Caminhadas na Natureza e Inclusão Social.

ORGANIZAÇÃO

Responsável pela implantação das Caminhadas na Natureza no Estado, o Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater vai aprimorar, neste ano, as metodologias das Caminhadas na Natureza para valorizar ainda mais o turismo rural. A ideia é promover oficinas com os municípios, agricultores e organizadores para tirar mais proveito do potencial econômico da prática e profissionalizar a venda de produtos.

Também estão sendo preparados roteiros voltados especificamente para atividades da agricultura familiar, como rotas do queijo, do café, de flores e de frutas, que têm foco no turismo de experiência e na imersão nas propriedades rurais. Estão previstas, ainda, a criação de circuitos permanentes de caminhadas no Paraná, a exemplo do Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha.