Guarapuava, 22 de setembro de 2019
Educação

Alto índice é do Paraná. São 461 adolescentes inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Prova acontece nos dias 8 e 9 de outubro de 2019, nas Unidades Socioeducativas do Estado

-

O Paraná tem 461 adolescentes inscritos no Encceja Nacional PPL - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Jovens que Cumprem Medida Socioeducativa de Privação de Liberdade. O número representa 67% do total de jovens em cumprimento de medida de internação durante o período da inscrição.

Os inscritos não completaram o ensino fundamental ou médio e têm o direito de participar do Encceja. As provas acontecem nos dias 8 e 9 de outubro, nas unidades Socioeducativas do Estado.

“Dar oportunidades ao adolescente que cumpre medida socioeducativa é fundamental para que ele possa concluir seu estudo e consiga voltar ao convívio social e recomeçar a vida”, afirma o secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

Os participantes poderão usar o desempenho no exame como mecanismo de certificação para conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, ou para fins de obtenção de declaração parcial de conclusão.

UNIDADES 

Todas as Unidades Socioeducativas no Paraná de internação participarão do Encceja PPL/2019. São elas Campo Mourão, Cascavel II, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Joana Miguel Richa (Curitiba), Laranjeiras do Sul, Londrina II, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São Francisco (Piraquara), São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

PROVAS

Os adolescentes realizarão provas objetivas, para fins de obtenção da certificação de conclusão do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, de acordo com sua inscrição. As provas são organizadas por área de conhecimento e respectivos componentes curriculares.

Para o Ensino Fundamental serão aplicadas provas das seguintes áreas de conhecimento: Ciências Naturais, História e Geografia, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e Matemática.

Já para o Ensino Médio serão aplicadas provas das áreas de conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação e Matemática e suas Tecnologias.

Veja Também