Guarapuava, 12 de dezembro de 2019
#curta!

Localizado na região Norte de Guarapuava, o bairro será sede da 1ª Feira Literária e Cultural do bairro Xarquinho (Felix), no próximo dia 15 de dezembro. Promovido pela Ambix, o evento terá exposição de livros, artesanato, artes visuais etc.

-

Em Guarapuava, o bairro Xarquinho respirará um dia todo dedicado à cultura em dezembro. Trata-se da realização da 1ª Feira Literária e Cultural do bairro Xarquinho (Felix).

Organizada pela Associação de Moradores do Xarquinho (Ambix), a Felix é um evento que busca agregar e dar espaço a atividades culturais diversificadas, as quais não estão somente ligadas à literatura, mas também a outras manifestações culturais, como a música, a dança, as artes visuais, o documentário, entre outras.

A Feira está programada para o próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 18h, na sede da Ambix. Mas as inscrições para expositores terminam no dia 5 de dezembro.

Segundo o presidente da Ambix, Joel dos Santos Barbosa, o projeto está a cargo do Departamento de Cultura da entidade. Ele conta que Everaldo Fogaça montou uma equipe com nomes como o do servidor público e escritor Marcio Lima (que foi colunista do CORREIO). “Eles planejaram essa feira no primeiro semestre deste ano. Foi feito um pré-lançamento em 14 de setembro, que é o aniversário da Associação”, conta Barbosa.

“Ficarei muito feliz no sucesso da Feira por contribuir com este canal de divulgação da arte e da cultura local, sobretudo a popular e àqueles que produzem suas obras e divulgam de forma mais independente”, avalia Lima.

INTENÇÃO

O presidente Joel Barbosa explica que a intenção da Ambix é promover um evento que possa se tornar tradicional no bairro. “É o papel da Associação”. Sem contar que também dá a oportunidade para os talentos guarapuavanos. “Eu acho isso muito bom, pois traz vida à comunidade, envolve a cabeça das pessoas”.

Assim, a Feira terá estandes de exposição montados na rua, na região da Associação. É uma forma de dar visibilidade e movimentar o bairro, explica Barbosa. Em caso de chuva, a Felix será montada no Espaço Cidadão.

Inclusive, o desafio é de atrair a atenção dos cerca de 10 a 15 mil habitantes do bairro, que fica localizado na região Norte de Guarapuava.

REFEIÇÕES

A Ambix também promoverá um jantar e um almoço durante o fim de semana da 1ª Felix.

No dia 14 de dezembro (sábado), será um Jantar Cultural e Literário, servindo arroz carreteiro e salada verde a partir de 19h. Já no dia 15 (domingo), a partir de 12h, o mesmo cardápio. As refeições serão no salão social da Associação (rua Ilha de Marajó, em frente à Comunidade Vida), no Xarquinho.

Para informações sobre valores e reservas, entre em contato pelos telefones (42) 9.9812-3901 e (42) 9.9998-8385. A arrecadação será revertida para melhorar a estrutura da biblioteca e o piso do salão.

CRIANÇAS

Além da primeira edição da Felix, o dia 15 terá também o Natal das Crianças, com a chegada do Papal Noel e a distribuição de kits de doces.

(Foto: Ilustrativa/Arquivo/Correio)

BIBLIOTECA

Desde agosto de 2019, uma biblioteca comunitária tem funcionado no salão social da Ambix. Mas atualmente o projeto literário não tem um espaço fixo, pois os livros são ofertados aos moradores apenas aos sábados, no período da tarde.

“O pessoal montava e desmontava, tendo de encaixotar os livros”, explica Barbosa, destacando que o plano agora é ter um espaço permanente para a biblioteca, com funcionamento em mais dias da semana.

Segundo ele, o escritor Marcio Lima sugeriu facilitar a vida dos frequentadores, com menos burocracia no empréstimo dos livros.

INSCRIÇÕES

Até o próximo dia 5 de dezembro, a 1ª Felix está com inscrições abertas para a exposição de trabalhos nos seguintes segmentos: Escritores e poetas; Artistas visuais (pintura, fotografia, escultura, entre outras); Músicos; Contadores de Histórias; Atores e grupos teatrais; Dançarinos e grupos de dança; Artesãos; Cozinheiros, salgadeiras/os, doceiras/os etc.

Segundo a organização, as inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet (CLIQUE AQUI).

Já o regulamento completo do evento também está disponível na web (CLIQUE AQUI).

Para mais informações e esclarecimentos, entre em contato pelo telefone (42) 9.9998-8385 ou e-mail ([email protected]).

Veja Também