Cotidiano

176 mil pessoas participam do segundo dia do Enem no Paraná

Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h em ponto neste domingo (11). É obrigatório apresentar um documento oficial com foto e utilizar somente caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente
(Foto: Hedeson Alves/Seed)

Neste domingo (11), 176,5 mil pessoas devem participar do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Paraná. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h em ponto. As provas começam às 13h30 e, desta vez, terminam às 18h30.

Serão cinco horas para responder 45 perguntas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia) e 45 perguntas de Matemática e suas Tecnologias. Todas as questões são de múltipla escolha. Como não há redação, o Enem termina meia hora mais cedo do que no domingo passado. No dia das provas é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. É permitido somente o uso de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.

O Paraná ficou em 9º lugar quanto ao número de participantes no primeiro dia de provas, atrás de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Sul. Cerca de 4,1 milhões de pessoas inscritas compareceram aos locais de prova em 4 de novembro.

Dos inscritos no Paraná, 74,4% fizeram as primeiras provas do exame, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação responsável pelo Enem. “Tivemos uma porcentagem de participantes semelhante à média nacional, que foi de 75,1%. Neste ano, o exame registrou o menor índice de abstenção desde 2009, quando foi dividido em duas datas: 24,9%”, disse o chefe do Departamento de Educação Básica da Secretaria da Educação, Cassiano Ogliari.

Para este ano, 5,5 milhões de pessoas se inscreveram no Brasil todo, 237.342 delas no Paraná.

DIA A DIA

O Portal Dia a Dia Educação da Secretaria da Educação do Paraná conta com uma página específica sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, no ambiente para Alunos, CLICANDO AQUI.

O conteúdo inclui sugestões para estudo, material didático, ferramentas e links para apoiar os participantes.

RESULTADOS

Os gabaritos e cadernos de questões serão divulgados em 14 de novembro e o resultado oficial em 18 de janeiro.

O resultado do Enem é utilizado em programas federais de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) para instituições públicas, o Programa Universidade para Todos (Prouni) de bolsas para instituições particulares e o Programa de Financiamento Estudantil (Fies), também para particulares.