Topo 1


Cidades 12392067_1174720049223332_1953747858376075223_n

Publicado em dezembro 18th, 2015 | por Jornal Correio do Cidadão

0

Shopping Cidade dos Lagos será inaugurado no primeiro semestre de 2017

As transformações no local denominado por Cilla – Cidade dos Lagos Bairro Planejado; são visíveis e os guarapuavanos presenciam o trabalho constante, para a consolidação deste novo modelo de planejamento. O empreendimento contempla largas ruas e avenidas, com calçadas em torno de cinco metros de largura – atendendo às normas de acessibilidade.

Além disso, há investimentos em paisagismo, praças, lagos, ciclovias, parques e inúmeras áreas reflorestadas, que vão compor a infraestrutura urbana. A preocupação com o ecossistema também é permanente. Captação de águas pluviais, coleta seletiva de lixo e outros fatores contemplam as normas ambientais mais exigentes. “Em resumo, a Cidade dos Lagos é um bairro altamente planejado. Tanto o seu plano diretor, quanto as menores intervenções terão relevância e acompanhamento especial dos empresários. Um exemplo é a preocupação com sua logística de acesso”, destacou Odacir Antonelli, um dos responsáveis pelo empreendimento, ao lado de Vilso Dubena.

No local, a sede da UTFPR (Universidade Federal Tecnológica do Paraná) – que ainda será ampliada; é realidade. No mesmo cenário figura o tão esperado Hospital Regional, lembrando que o terreno recebe as obras de terraplanagem. “Criamos um bairro planejado, que se somará ao município. O contexto é promissor e traremos inúmeras empresas, todas com a premissa de alavancar investimentos. Aqui será palco da geração de milhares de empregos”, reforçou Antonelli.

DSC_0144

Para consolidar ainda mais este espaço, os empreendedores citados lançaram o início das obras do Shopping Cidade Dos Lagos, fruto de uma sociedade com os empresários José Antônio Tessari e Airton Zollet (proprietários do grupo Rotesma, também controlador do Shopping Pátio Chapecó). O evento aconteceu na manhã de sexta-feira (18), reunindo lideranças, imprensa e população.

SHOPPING
Com dois pavimentos, o Shopping Cidade Dos Lagos terá 48 mil m² de área construída. O projeto prevê 5 âncoras, com o Hiper Dal Pozzo e uma loja de material de construção, 6 megalojas, 115 lojas satélites, 16 de alimentação, um restaurante, 4 salas de cinema, praça de eventos e games.

12392007_1174144689280868_7335708785345150228_n

Indagado sobre quais empresas confirmaram presença no Shopping, Odacir afirmou que há conversas avançadas e o departamento comercial trata criteriosamente destes detalhes. “Ainda não é pertinente a divulgação, mas podem ficar tranquilos que teremos grandes âncoras, além de representantes do comércio local e regional”, disse.

Para garantir o conforto dos clientes, serão disponibilizadas 580 vagas de estacionamento cobertas e 1.150 descobertas, além de 200 vagas para motos, bicicletário e vestiário para ciclistas. Os guarapuavanos e visitantes ainda serão presenteados com um shopping integrado à paisagem e que possui acessibilidade e fácil deslocamento, em amplos malls.

9858_786660744771396_582670359236220175_n

Segundo Antonelli, a previsão de inauguração da primeira etapa, que contempla o Hiper Dal Pozzo, está marcada para o dia 30 de setembro de 2016.  “As demais instalações serão entregues aos lojistas até 30 de dezembro do mesmo ano. A expectativa de inauguração é para o primeiro semestre de 2017”, cravou.

O Shopping foi projetado pelo renomado arquiteto Manoel Dória, do escritório Dória, Lopes e Fiuza Arquitetos Associados. “Aplicou os mais modernos sistemas construtivos, privilegiando a sustentabilidade econômica e ambiental, bem como a segurança, o conforto e o lazer de clientes e lojistas”, explicou Vilso Dubena, lembrando que o empreendimento conta com um centro permanente de informação no local da obra. 

PLANEJAMENTO
De acordo com os empreendedores, o planejamento para a construção do Shopping teve início há sete anos e, desde então, os envolvidos desenvolveram projeto arquitetônico e complementares, envolvendo pesquisas de opinião pública, estratégia de localização e de mercado, por exemplo. “Guarapuava está necessitando de grandes empreendimentos para continuar desenvolvendo. Com certeza trará um sinergia interessante em toda a região”, avaliou Antonelli.

José Antônio Tessari lembrou que conheceu os senhores Odacir e Dubena, após prestação de serviços, época em que lhe convidou para conhecer a Cidade dos Lagos. “Quando me desloquei a essa localidade, confesso que fiquei impressionado, por conta da quantidade das grandes empresários que traziam para cá. Acreditamos no Projeto e trazemos a tecnologia aprendida em Chapecó para Guarapuava”, contou.

Além dos empreendimentos citados, a Cidade dos Lagos também receberá o novo campus da Faculdade Campo Real, que abrigará o curso de Medicina; edifício com 21 pavimentos (Construtora Flabel), edifício comercial na área da saúde, com 14 pavimentos (Construtora BFR/Lenge), a sede social do Sest/Senat, bem como OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)/Subseção Guarapuava, além de um posto de gasolina.

DSC_0138

CIDADE DOS LAGOS
A Cidade dos Lagos é um empreendimento imobiliário localizado entre a PR 466 e a BR 277, em aproximadamente 3 milhões de m², localizado na região Norte da maior cidade do terceiro planalto. Em dois acessos foram projetadas duas trincheiras, uma já construída na BR 277; e a outra, na PR 466, cuja obra começa no primeiro semestre de 2016. O terceiro acesso será na rua João Fortkamp, que será revitalizada. Além de vizinho do Parque das Araucárias, o bairro planejado é cortado pelo Arroio do Monjolo, cujo percurso possui belas cachoeiras e corredeiras, além de inúmeros lagos.

Para o prefeito Cesar Filho, o grande mérito deste projeto é que se cria um marco de bairro planejado, com investimentos importantes e planejamento urbano adequado. “Uma nova referência de urbanismo local, que coincide com uma área de expansão. Isso acaba influenciando de maneira positiva outros empreendimentos. Aqueles que pensarem em fazer um loteamento urbano, não poderá ficar muito longe de um padrão ali imposto”, avaliou.

Ainda de acordo com ele, a Cidade dos Lagos foi muito útil, pois consolidou investimentos, que simbolizam esse novo patamar de Guarapuava. “Quatro grandes ícones que, não por acaso, se concentraram no mesmo lugar. Qual o desafio do Poder Público agora: adequar a logística e permitir que essa transição seja o menos traumática possível. Para isso temos investimentos: trincheira da estrada do Guairacá, ampliação da XV de Novembro e a duplicação da BR-277, até a PR-170. Inclusive, esse último item nós antecipamos as negociações e, em breve, será anunciado pelo governador Beto Richa. Há outro projeto, através de uma parceria com os empreendedores da Cidade dos Lagos, que é a trincheira da PR-466, permitindo o acesso pela rodovia”, finalizou.

“Cidade dos Lagos é mais um barro em Guarapuava, que nasce com toda a infraestrutura possível. A intenção é fazer um projeto diferenciado e totalmente novo”, finalizou Antonelli.

imagem-projeto-geral-shopping




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Voltar ao Topo ↑