Programa quer o empreendedorismo entre alunos da rede municipal

Promovido pelo Sebrae-PR e Secretaria de Educação e Cultura, o programa Educação Empreendedora foi formalizado na manhã desta quarta-feira (21), durante ato na Prefeitura de Guarapuava. Na ocasião, o Cidade Empreendedora também teve sua continuidade oficializada na mesma cerimônia.

No caso do Educação Empreendedora, a meta é despertar, de forma lúdica, o empreendedorismo nas crianças e adolescentes da rede municipal de educação. Em resumo, a ideia é que os alunos sejam mais pró-ativos e organizados em tudo o que fazem, tanto na vida pessoal quanto profissional.

?Falar em educação empreendedora é muito animador, pois se pensa em inovação na educação como um todo e agora, junto com o programa, que contribui diretamente em todas as disciplinas, vamos mostrar que essas ações vão fazer a diferença na vida de cada estudante guarapuavano?, afirmou a secretária de Educação, Doraci Senger Luy.

Segundo ela, o programa pode propiciar uma nova forma de fazer o trabalho pedagógico nas escolas, conjugando habilidades que já são identificadas no ambiente escolar, como é o caso, por exemplo, da criatividade. Esta é uma característica presente no empreendedorismo e que pode ser potencializada na sala de aula.

?Tudo o que fazemos na escola pode contribuir para esse trabalho junto ao Sebrae. Portanto, essa parceria virá de forma muito tranquila?, completou Luy, esclarecendo que a adesão ao programa é feita de forma espontânea, sem imposição.

Para o prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho, a educação é o caminho para o empreendedorismo, somado à inovação. Nesse sentido, ele defende a quebra de um ciclo histórico no município. ?Precisamos superar a geração e transferência de riqueza por meio da sucessão familiar?, citando os processos de enriquecimento por herança e sesmarias, tão comuns ao passado guarapuavano.

Texto/Foto: Cristiano Martinez