Topo 2


Esporte AADCR 2

Publicado em junho 19th, 2017 | por Jornal Correio do Cidadão

Os jogos universitários que conquistaram os estudantes paranaenses

O feriado prolongado foi agitado para universitários de todo o Paraná. Desde a última quinta-feira (15), estudantes das mais variadas regiões, faculdades e universidades do Estado se reuniram para prestigiar dois grandes eventos. Acontecendo simultaneamente em Cascavel e Maringá, os Jogos Jurídicos Paranaense e o Engenharíadas Paranaense reuniram uma multidão de estudantes. Nossa cidade foi representada em ambos os eventos pelas atléticas da região, estas compartilharam com a gente um pouco da experiência com o evento.

Com 12 anos de história, os Jogos Jurídicos são considerados o evento esportivo universitário mais tradicional do Paraná. Sua primeira edição aconteceu no ano de 2005 e desde então reúne anualmente cerca de 4 mil acadêmicos apaixonados pelas suas atléticas, o amor é demonstrado nas quadras, arquibancadas e festas que acontecem nos 4 dias e 3 noites de evento.

Murilo Lozeckyi de Carvalho, 22 anos, é presidente da Atlética Acadêmica de Direito da Campo Real (AADCR), a qual representou nossa cidade nos jogos. “Nossa atlética surgiu no ano de 2014, hoje conta com 16 diretores os quais possuem as mais variadas funções dentro da atlética, além dos 120 associados entre alunos de direito e de outros cursos da Faculdade e até mesmo de fora. Fomos até os Jogos em Maringá este ano, com uma delegação de 80 pessoas. Acredito que o objetivo de toda a atlética seja participar dos jogos estaduais referentes ao seu curso e desde o inicio, o Adriano (fundador da atlética), entrou em contato com a liga jurídica paranaense para saber o que era necessário para pleitear uma vaga nesta, com muita competência conseguimos ingressar e após as edições de 2015 e 2016 deixamos de ser convidados e nos tornamos membros efetivos da liga”, explica Murilo.

Tsunami 2

A organização do evento explica que os JJPR é muito mais que tradição, integração e rivalidade, envolve emoção entre os estudantes de Direito do Paraná e atléticas de outros estados que possuem participação aprovada pela Liga Jurídica Paranaense. “O JJPR é algo inimaginável só quem já foi sabe o quanto é espetacular participar desse evento, este ano tivemos uma equipe muito bem preparada e disposta a ajudar a trazer ótimos resultados, tivemos uma participação brilhante nesse jurídicos, trazendo diversas medalhas em quase todas as modalidades. Nossos atletas sempre dando sangue, demonstrando um grande amor por nossas cores, é algo que causa um sentimento enorme de dever cumprido. Temos muito a crescer, nosso potencial é de brigar com as grandes, muitas modalidades esportivas ainda tem de ser acompanhadas de perto, mas tenho certeza que nos próximos anos a AADCR terá um aumento gigantesco tanto no cenário guarapuavano como no paranaense”, finaliza.

ENGENHARÍADAS
O Engenharíadas Paranaense teve origem no ano de 2009, o evento que contou com 14 atléticas em sua edição reúne hoje cerca de 6 mil pessoas, entre elas participantes e representantes de 25 atléticas. Considerado o melhor dos jogos universitários de Engenharia do Brasil.

Este ano a edição foi na cidade de Cascavel, a Atlética Tsunami marcou presença e foi uma das atléticas que representaram a cidade, “Nossa atlética tem 7 anos de história. Somos um dos fundadores do Engenharíadas, este ano cerca de 200 pessoas nos acompanharam até Cascavel, viveram conosco a emoção deste evento. A Tsunami AAAEU faz parte da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro)”, relata o presidente da Atlética, Luiz Felipe Figueiredo de Lima Acre, 23 anos.

Tsunami 1

Com o crescimento do evento, foi necessário criar as 1ª e 2ª Divisões do Engenharíadas, sendo 16 atléticas disputando o pódio da 1ª Divisão e nove na 2ª Divisão. “É muito gratificante ser presidente de uma e ver os resultados que obtemos nesses jogos. A emoção de participar de um evento assim é contagiante”, finaliza Luiz.




Voltar ao Topo ↑